Nova Acrópole celebra Dia Mundial da Filosofia com semana de palestras gratuitas
Natal, RN 25 de abr 2024

Nova Acrópole celebra Dia Mundial da Filosofia com semana de palestras gratuitas

16 de novembro de 2021
Nova Acrópole celebra Dia Mundial da Filosofia com semana de palestras gratuitas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Essas são questões básicas que moveram o homem nos mais diversos campos de conhecimento. Aliás, a falta de questionamento sobre a própria realidade é apontada por muitos filósofos, como causa de uma existência mecanicista e desconectada de sentimentos, que tem gerado tantas crises e doenças, principalmente, mentais.

Esse exercício de repensar a forma de enxergar o mundo faz parte do que nós entendemos por filosofia, palavra grega que reúne em sua raiz os conceitos de philo: amor, amizade e sophia: sabedoria, conhecimento. Ou seja, amor pelo conhecimento. Existe até um dia para exaltar esse apreço pelo cultivo da sabedoria e o exercício da autocrítica. Desde 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, deve ser comemorado o Dia Mundial da Filosofia, para valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Em 2021, o Dia Mundial da Filosofia será celebrado no próximo dia 18, mas a Organização Internacional Nova Acrópole preparou uma programação gratuita que vai durar a semana inteira e que terá como tema central “O valor da unidade em momentos de crise”. As palestras começam nesta terça (16) e podem ser acompanhadas gratuitamente de forma virtual.

Sob a perspectiva de Platão, Sêneca, Epicteto e filósofos clássicos do berço greco-latino, os professores da Nova Acrópole farão uma reflexão sobre o nosso momento histórico atual. Com a mensagem da benevolência, a professora Lúcia Helena Galvão abre o ciclo de palestras nesta terça-feira, às 20h, com o tema: “Fraternidade: sobre como forjar laços e quebrar barreiras”. Para fechar a programação, os diretores nacionais da Nova Acrópole no Brasil, Luzia Helena Echenique e Luís Carlos Marques Fonseca promovem uma sessão de entrevistas sobre “O valor da unidade nos momentos de crise”, no sábado (20), às 19h.

Confira a programação:

16/11, terça, às 20h – Fraternidade: sobre como forjar laços e quebrar barreiras, por Lúcia Helena Galvão.

17/11, quarta, às 20h – Empatia: desenvolvendo conexões mais humanas, por Erika kalvelage e Tiago Grandi.

18/11, quinta, às 20h – Gentileza como linguagem do coração, por Beatriz Gama.

19/11, sexta, às 20h – O valor do exemplo, por Mônica Dias e Maurício Schmall.

20/11, sábado, às 19h – Entrevista: O valor da unidade nos momentos de crise, por Luzia Helena Echenique e Luís Carlos Marques Fonseca.

Para assistir, acesse: Dia Mundial da Filosofia – O Valor da Unidade em Momentos de Crise

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.