Pinacoteca do RN será reaberta com exposição e shows no próximo sábado, 4 de dezembro
Natal, RN 29 de mar 2024

Pinacoteca do RN será reaberta com exposição e shows no próximo sábado, 4 de dezembro

30 de novembro de 2021
Pinacoteca do RN será reaberta com exposição e shows no próximo sábado, 4 de dezembro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com exposição de arte e música, o Rio Grande do Norte terá de volta neste sábado (4) a Pinacoteca do Estado, localizada na Cidade Alta, em Natal. A partir das 17h, um palco nas proximidades da Praça 7 de Setembro receberá as bandas Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e Cordel do Fogo Encantado (PE), que retorna às atividades nesse dia. A programação é gratuita.

“Força do fogo e energia dos tambores estão retornando aos palcos! Esperamos muito por esse momento de reencontro que será em uma grande celebração no dia 04 de dezembro, em Natal-RN, na Reabertura da Pinacoteca da cidade com todos os cuidados necessários. Estão todos convidados pra esse momento tão especial.”, publicou o perfil do Cordel do Fogo Encantado nas redes sociais.

Foto: Tiago Calazans

O Palácio Potengi, edifício histórico concluído em 1873, administrado pelo governo estadual, por meio da Fundação José Augusto (FJA), foi recuperado com recursos de R$ 6,4 milhões, viabilizados com empréstimo do Banco Mundial ao Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Além das obras de restauração, foram implantados sistemas de climatização, sonorização, câmeras de segurança, cabeamento estruturado, revestimentos, recuperação de louças, esquadrias, metais e acessórios. A Pinacoteca também passa a contar com novas instalações elétricas e hidráulicas, sistema de combate a incêndio e serviço de esgoto e águas pluviais. Também foram adotadas medidas de acessibilidade, com instalação de elevadores, construção de rampas e adaptações nos banheiros.

Na reabertura, o público poderá conferir também uma exposição do acervo da Pinacoteca composto por cerca de trinta obras de artistas históricos, como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatnik, Dorian Gray Caldas, Zaíra Caldas e outros jovens convidados.

A curadoria é assinada por Sofia Bauchwitz, Sanzia Pinheiro e Diego Souza, sob a coordenação do artista visual João Natal. A mostra ficará aberta até abril de 2022.

A Pinacoteca do Estado guarda peças que traçam uma panorâmica da pintura no Rio Grande do Norte. O prédio abrigou o Palácio do Governo entre os anos de 1902 e 1995 e é considerado a maior expressão da arquitetura neoclássica da capital potiguar.

O governo de Fátima Bezerra já reabriu em 2021 a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão e o Papódromo depois de mais de 10 anos fechado. A gestão promete ainda entregar Teatro Alberto Maranhão, Fortaleza dos Reis Magos e o Complexo Cultural Rampa, todos em fase de conclusão das obras.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.