Rio Grande do Norte tem menor número de abstenções do país no 1º dia do Enem
Natal, RN 20 de jun 2024

Rio Grande do Norte tem menor número de abstenções do país no 1º dia do Enem

22 de novembro de 2021
Rio Grande do Norte tem menor número de abstenções do país no 1º dia do Enem

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Enquanto em todo o país a média de abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 25,5%, no Rio Grande do Norte, o número de alunos que não compareceram para fazer a prova foi de 15,5 mil candidatos, ou seja, 21,7% do total de 71.641 inscritos em todo o Estado. Esse índice coloca o RN como o estado com menor número de faltosos de todo o Brasil. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, com 40,6% de estudantes que não compareceram para fazer as provas neste domingo (21).

Apesar de possuir melhor índice de comparecimento de alunos às provas, o Rio Grande do Norte teve um menor número de inscritos este ano. Enquanto em 2020, 129.102 pessoas se inscreveram no Enem, em 2021, apenas 73 mil estudantes fizeram inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Esse total conta tanto com os candidatos que optaram pela prova impressa, quanto pela digital. Os dados são do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com as notas do Enem, os estudantes podem concorrer a uma vaga no ensino superior em universidades de todo o país. No RN, o Enem impresso é realizado em 40 cidades, onde estão distribuídos os 232 locais de provas e 3.286 salas. Já para o Enem Digital são usadas 75 salas em 26 locais de prova.

No primeiro dia de provas, realizadas neste domingo, os candidatos responderam a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, e uma redação. As perguntas trouxeram questões relacionadas ao racismo, escravidão, problemas sofridos pelos indígenas, erotização da mulher e trechos da música “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, além de citações a canções de Gonzaguinha e Chico Buarque. O tema da redação foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

O segundo dia de provas do Enem está marcado para o próximo domingo (28), quando os candidatos terão que resolver questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. Os portões abrem ao meio dia e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e os estudantes têm até às 18h30 para terminar. A previsão é que o gabarito oficial seja divulgado no dia 1º de dezembro, na página oficial do Inep.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.