O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que a vacina da Janssen contra a covid-19, aplicada anteriormente como dose única, deve ter segunda dose. O Rio Grande do Norte não possui estoque do imunizante e o governo estadual aguarda novo envio para distribuição. As últimas remessas dessa vacina foram recebidas em agosto, totalizando 58.080.
A D2 da Janssen deve ser aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Depois disso, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta. A terceira dose está aberta a todos os maiores de 18 anos.
“No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. […] A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”, detalhou o ministro Marcelo Queiroga.
A orientação segue tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada.
Após mais de um ano de vacinação contra a covid-19, o governo federal lançou uma campanha. Com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, o Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira a campanha Mega Vacinação.