Sesap faz acordo, mas retorno de cirurgias depende de pagamento da Prefeitura de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Sesap faz acordo, mas retorno de cirurgias depende de pagamento da Prefeitura de Natal

12 de novembro de 2021
Sesap faz acordo, mas retorno de cirurgias depende de pagamento da Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar do acordo fechado com as cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados na tarde desta quinta (11) e o pagamento da contrapartida do Estado para os municípios de Natal e Mossoró, o retorno das cirurgias eletivas na rede contratada pelo SUS, paralisadas desde 1º de novembro, ainda depende dos pagamentos da Prefeitura de Natal, que seguem em atraso.

Os contratos abrangem cirurgias de várias áreas, como as oncológicas e ortopédicas, que acabaram sendo paralisadas, além de plantões de anestesistas que atuam nas maternidades municipais, como a Leide Morais e Araken Farias. A responsabilidade pelos contratos é dividida entre Estado, município e União. Apesar de convidada, a Prefeitura de Natal não enviou nenhum representante para participar da negociação das dívidas.

De acordo com a Sesap, participaram da reunião seis prestadores de serviços e cooperativas. Com as cooperativas dos anestesistas (Coopanest) e de médicos (Coopmed), ficou acertada a garantia do pagamento mensal e, até o próximo dia 30, o repasse da parcela do acordo. Já com os prestadores da área ortopédica e cardiológica, a Sesap assegurou o pagamento do acordo para regularização de dívidas, garantindo a primeira parcela dentro dos próximos dias.

De acordo com o titular da Sesap, Cipriano Maia, a retomada das cirurgias é importante para desafogar os hospitais públicos, como o Walfredo Gurgel. A Agência Saiba Mais entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber sobre o pagamento dos atrasados para retomada das cirurgias, mas nós não obtivemos resposta.

Secretário da Sesap, Cipriano Maia

Titular da Sesap acompanhado pela direção do Sindicato dos anestesistas

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.