Sinte RN processa blogueiro de extrema direita que disse que professores eram mais perigosos que traficantes
Natal, RN 24 de abr 2024

Sinte RN processa blogueiro de extrema direita que disse que professores eram mais perigosos que traficantes

24 de novembro de 2021
Sinte RN processa blogueiro de extrema direita que disse que professores eram mais perigosos que traficantes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O blogueiro de extrema direita, Gustavo Negreiros, aproveitou o espaço que tem em uma rádio de Natal para voltar a atacar os professores. Sem qualquer argumentação que fosse além da própria opinião, Negreiros afirmou que os profissionais da educação são mais perigosos para crianças e adolescentes do que traficantes.

O professor de história, hoje, é um dos maiores riscos à educação de uma criança. Sabe qual o segundo maior risco? Não é o traficante não, é o professor de geografia, o professor de ética, o professor de filosofia, o professor de sociologia. Essas pessoas representam um risco às nossas crianças”, comentou.

Negreiros é conhecido não só por ataques violentos e injustificados, mas também por ocupar cargos comissionados durante as gestões de Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, época em que era mais calado e quando embolsou R$ 281.869,53 em salários do Governo do Estado, entre dezembro de 2012 e novembro de 2018.

Quais foram e qual a relevância dos serviços prestados? Algum registro de ponto ou testemunha do seu trabalho?”, questiona a direção do Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte RN), que ingressou com uma ação na justiça contra o blogueiro pelas declarações difamatórias.

Esse será a segunda vez que o Sinte/ RN processa Negreiros. A primeira foi quando, apesar das jornadas de trabalho reconhecidamente exaustivas dos professores durante a pandemia da covid-19 por cauda das aulas virtuais, ainda no ano de 2020, o blogueiro da extrema direita  usou seu blog para acusar os profissionais da educação de ganharem sem trabalhar. O processo ainda corre na Justiça, a última notícia recebida pelo Sindicato dos professores é de que Negreiros não havia sido localizado em casa para receber a notificação de intimação do juiz.

Publicação na qual Negreiros acusa professores de receber salários sem trabalhar. Processo segue na Justiça.

“Não é nenhuma surpresa que Negreiros tenha escolhido os educadores como inimigos. Afinal, quem educa tem um papel que vai além de transmitir conhecimento. Os professores e professoras têm a missão de formar cidadãos e cidadãs pensantes, que enfrentem a vida, compreendam o meio em que vivem e busquem mudar o estado de coisas. Sabemos que tudo isso é um risco para figuras como Gustavo Negreiros e os políticos a que serve de forma subserviente em troca de favores e dinheiro. Os que usam dos espaços cedidos em concessões públicas ou na internet devem ser responsabilizados pelos absurdos que proferem”, declarou a direção do Sinte RN.

Veja o vídeo em que o blogueiro ataca professores:

https://www.facebook.com/tacito.costa.1/posts/10227351955733507

Condenado

Recentemente, Gustavo Negreiros foi condenado a oito meses e vinte e seis dias de detenção, além de multa pelo crime de calúnia contra o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Gilton Sampaio de Souza. Mas, como não se tratava de crime com violência ou grave ameaça e a condenação de privação de liberdade foi inferior a quatro anos, a punição foi substituída por pena restritiva de direitos, com prestação de serviços à comunidade. Com isso, o juiz Francisco Gabriel Maia Neto também lhe assegura o direito de Gustavo permanecer em liberdade.

Em fevereiro de 2019, Negreiros acusou Gilton de prevaricação, ao escrever que o professor e pesquisador utilizara passagens aéreas pagas pela instituição pública e participava de atos administrativos sem tomar posse no cargo de diretor-presidente da Fapern, órgão que tem a função de apoiar e difundir pesquisas tecnológicas. A publicação com informações mentirosas dizia, ainda, que bolsistas da Fundação estavam sem receber salários porque o professor ainda não havia tomado posse e assinado o convênio que liberaria as bolsas.

Em queixa-crime, Gilton Sampaio apontou que as declarações são criminosas e lhe afetavam a honra e a imagem nacionalmente. Gilton é professor efetivo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) desde 1994, doutor em Linguística e Língua Portuguesa e PhD em Estudos Comparados – Português/Francês.

Gilton argumentou ainda que as passagens foram adquiridas com seu próprio dinheiro, e que foi nomeado para a presidência em 5 de janeiro de 2019, não sendo possível tomar posse devido aos trâmites burocráticos necessários para a efetivação de sua cessão da UERN para a Fapern, que teve pedido realizado de imediato. Também não havia relação entre a posse do gestor e atraso de pagamento de bolsas.

Demitido por ataques

Em setembro de 2019, blogueiro Gustavo Negreiros já havia sido demitido da rádio 96 FM depois de atacar de forma grosseira a ativista sueca Greta Thunberg. Na ocasião, ele disse que a ativista de 16 anos de idade e autista era “histérica”, “mal amada” e que precisava “de um homem e de sexo”.

A demissão, porém, não durou muito. Em março de 2020 ele já estava de volta e em comentário, ao vivo, afirmou que vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro, era “miliciana” e que havia morrido em razão de uma “briga caseira” entre grupos ligados à milícias cariocas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.