30 anos depois: História de amor e luta do Sindsaúde/RN em defesa do SUS e dos trabalhadores ganha as telas em documentário inédito
Natal, RN 28 de mar 2024

30 anos depois: História de amor e luta do Sindsaúde/RN em defesa do SUS e dos trabalhadores ganha as telas em documentário inédito

21 de dezembro de 2021
3min
30 anos depois: História de amor e luta do Sindsaúde/RN em defesa do SUS e dos trabalhadores ganha as telas em documentário inédito

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Qualquer trabalhador e trabalhadora da saúde que se engajou ou ainda milita na luta sindical por melhores salários e condições de trabalho vê um filme passando na cabeça assim que volta no tempo. Pois esse filme vai ganhar as telas retratando o longo percurso realizado pela categoria que fundou em 1990 uma das entidades mais combativas e históricas do Rio Grande do Norte.

O pré-lançamento de "A história do Sindsaúde/RN” está confirmada para a próxima terça-feira (28), a partir das19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Sindsaúde/RN. O filme é dirigido por Ygor Felipe, com produção da Poti Comunicação.

O Sindsaúde/RN completou 30 anos de história e luta em abril de 2021. Lá se foram três décadas desde que um grupo de médicos, técnicos de enfermagens, enfermeiros e outros profissionais da área decidiram se organizar num Sindicato em 13 de dezembro de 1990. O curioso é que, para a história oficial, vale a data em que a entidade foi registrada em cartório: 9 de abril de 1991.

O debate sobre a importância da construção do Sindicato ocorreu em meio à luta em defesa do Sistema Único de Saúde. A ideia era unificar o conjunto dos trabalhadores da área da saúde.

Para contar a trajetória do segundo maior sindicato do Rio Grande do Norte e a sua combatividade frente às lutas e os ataques dos governos estaduais e municipais, a gestão “O sindicato somos nós, nossa força e nossa voz” (2018/2021) promoveu a produção de um filme documental “A história do Sindsaúde/RN”.

Pré-lançamento contará com debate sobre produção do filme

O filme de 43 minutos entrevista os primeiros fundadores, ativistas e diretores que atravessaram a história do sindicato durante os seus 30 anos. A fundação da entidade também passou por momentos históricos nacionais como a redemocratização após o fim da ditadura militar, a aprovação da Constituição de 1988 e a criação do SUS em 1990.

Após a live de pré-lançamento vai ocorrer um bate-papo inicial sobre a produção.

A direção do Sindsaúde/RN pretende fazer o lançamento presencial em janeiro de 2022 para toda a categoria, em data a confirmar.
Ficha Técnica:

Direção: Ygor Felipe
Roteiro: Ygor Felipe
Produção: Poti Comunicação
Produção Executiva: Poti Comunicação, Wil Silva e Ygor Felipe
Direção de Fotografia: Wil Silva
Câmera: Wil Silva, Igor Bruxão e Ygor Felipe
Montagem e Edição: Wil Silva
Som Direto: Ygor Felipe
Assistente de som direto: Érica Galvão Guarani
Narração: Thalia Varela
Trilha Sonora: Vinícius Soares e Youtube Studio
Texto voz Over: João Paulo e Ygor Felipe
Produção voz Over: Érica Galvão Guarani
Equipe de Comunicação Sindsaúde/RN: Fernanda Soares, Thalia Varela, Maria Eduarda, Francisca Pires, Thelma Ribeiro, Flávio Gomes, Rosineide Pereira e Maria Antônia.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.