Após três anos, Forte dos Reis Magos reabre neste sábado (25)
Natal, RN 23 de abr 2024

Após três anos, Forte dos Reis Magos reabre neste sábado (25)

24 de dezembro de 2021
4min
Após três anos, Forte dos Reis Magos reabre neste sábado (25)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Após mais de três anos fechado, o principal monumento histórico de Natal, o Forte dos Reis Magos, será reaberto para visitação a partir deste sábado sábado (25), aniversário da capital do RN. A estrutura foi fechada em novembro de 2018 e será reaberto às 15h deste sábado já com apresentações musicais no local (Ver programação abaixo).

A partir de domingo (26), o Forte fica aberto ao público das 9h às 16h. A obra de restauração foi concluída em outubro deste ano. Através do Projeto Governo Cidadão, o Governo do Estado investiu R$ 4,3 milhões na obra, com recursos financiados pelo Banco Mundial.

A recuperação do Forte começou em 2018, mas no percursos teve problemas como erros de planejamento e só foi retomado após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

A inauguração do Forte dos Reis Magos dá sequência a uma agenda de reestruturação de equipamentos culturais do Estado que estavam fechados há anos como a Biblioteca Câmara Cascudo, Teatro Alberto Maranhão, Pinacoteca e Papódromo.

Nos últimos meses, as paredes e coberturas foram restauradas, e houve pintura nas escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos, piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas. Também foi implantada uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.

Importância Histórica
A edificação é de 1599. Recebeu o nome de Forte dos reis Magos por causa da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico. Tombado em 1949, esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para o Iphan. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.

Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo com uma cessão inicial de 20 anos. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início da restauração. No final de 2018 apenas 3,9% da obra estava executada, devido a erros de planejamento e outras inconsistências. A retomada dos trabalhos só foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

Apresentações culturais
A reabertura do Fortes vai ter uma programação cultural neste sábado (25). Um show do cantor Chico César chegou a ser anunciada esta semana pela Fundação José Augusto, mas foi adiada na manhã desta sexta-feira (24) porque o artista testou positivo para a Covid-19 e precisou fazer o isolado social.

Mas a programação está confirmada, a partir das 18h, com a apresentação da banda Perfume de Gardênia e o “Tributo a Natal” com os artistas Babal Galvão, Khrystal, Larissa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter, Nara Costa e Debinha Ramos.

Reabertura e shows
15h - Solenidade oficial de reabertura
16h30 - Apresentação da Camerata de Vozes do RN
Homenagem do cantor Paulo Tito à canção “Serenata do Pescador (Praieira)”
Abertura da exposição “Forte dos Reis Magos – Cenário da Nossa Cultura” com artefatos históricos
Abertura da mostra fotográfica sobre a restauração do Forte
Largo da Praia do Forte
18h - Banda Perfume da Gardênia & Tributo a Natal com artistas convidados (Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos)
*Entrada gratuita com uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.