CULTURA

Após três anos, Forte dos Reis Magos reabre neste sábado (25)

Foto: Sandro Menezes

Após mais de três anos fechado, o principal monumento histórico de Natal, o Forte dos Reis Magos, será reaberto para visitação a partir deste sábado sábado (25), aniversário da capital do RN. A estrutura foi fechada em novembro de 2018 e será reaberto às 15h deste sábado já com apresentações musicais no local (Ver programação abaixo).

A partir de domingo (26), o Forte fica aberto ao público das 9h às 16h. A obra de restauração foi concluída em outubro deste ano. Através do Projeto Governo Cidadão, o Governo do Estado investiu R$ 4,3 milhões na obra, com recursos financiados pelo Banco Mundial.

A recuperação do Forte começou em 2018, mas no percursos teve problemas como erros de planejamento e só foi retomado após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

A inauguração do Forte dos Reis Magos dá sequência a uma agenda de reestruturação de equipamentos culturais do Estado que estavam fechados há anos como a Biblioteca Câmara Cascudo, Teatro Alberto Maranhão, Pinacoteca e Papódromo.

Nos últimos meses, as paredes e coberturas foram restauradas, e houve pintura nas escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos, piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas. Também foi implantada uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.

Importância Histórica
A edificação é de 1599. Recebeu o nome de Forte dos reis Magos por causa da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico. Tombado em 1949, esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para o Iphan. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.

Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo com uma cessão inicial de 20 anos. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início da restauração. No final de 2018 apenas 3,9% da obra estava executada, devido a erros de planejamento e outras inconsistências. A retomada dos trabalhos só foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

Apresentações culturais
A reabertura do Fortes vai ter uma programação cultural neste sábado (25). Um show do cantor Chico César chegou a ser anunciada esta semana pela Fundação José Augusto, mas foi adiada na manhã desta sexta-feira (24) porque o artista testou positivo para a Covid-19 e precisou fazer o isolado social.

Mas a programação está confirmada, a partir das 18h, com a apresentação da banda Perfume de Gardênia e o “Tributo a Natal” com os artistas Babal Galvão, Khrystal, Larissa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter, Nara Costa e Debinha Ramos.

Reabertura e shows
15h – Solenidade oficial de reabertura
16h30 – Apresentação da Camerata de Vozes do RN
Homenagem do cantor Paulo Tito à canção “Serenata do Pescador (Praieira)”
Abertura da exposição “Forte dos Reis Magos – Cenário da Nossa Cultura” com artefatos históricos
Abertura da mostra fotográfica sobre a restauração do Forte
Largo da Praia do Forte
18h – Banda Perfume da Gardênia & Tributo a Natal com artistas convidados (Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos)
*Entrada gratuita com uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo