Gabriel Boric derrota “Bolsonaro chileno” e é o novo presidente do Chile
Natal, RN 25 de abr 2024

Gabriel Boric derrota “Bolsonaro chileno” e é o novo presidente do Chile

19 de dezembro de 2021
2min
Gabriel Boric derrota “Bolsonaro chileno” e é o novo presidente do Chile

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O candidato de esquerda representante da Frente Ampla Gabriel Boric é o novo presidente do Chile. Ele derrotou neste domingo (19) o extremista José Antônio Kast, que já reconheceu a vitória do adversário. A posse está marcada para 12 de março de 2022.

Até a publicação desta matéria, 83,% dos votos haviam sido computados e Boric, com 55,5%, já não pode ser mais alcançado. A diferença entre os dois já se aproxima de 1 milhão de votos.

Batizado de “Bolsonaro chileno”, Kast já felicitou o oponente e disse que a partir de hoje o presidente eleito do Chile merece respeito e colaboração construtiva.

- Acabo de hablar con @gabrielboric y lo he felicitado por su gran triunfo. Desde hoy es el Presidente electo de Chile y merece todo nuestro respeto y colaboración constructiva. Chile siempre está primero    

 Gabriel Boric tem 35 anos e foi uma das lideranças das revoltas populares de outubro de 2019 no Chile. Na época, as manifestações provocaram uma convulsão política e social no país, obrigando o atual presidente Sebástian Piñera a demitir todos os ministros e pedir autorização para o Congresso para convocar um plebiscito afim de mudar a Constituição, uma das exigências dos protestos.

A nova Constituição do Chile está em processo de elaboração, com término previsto em junho de 2022.

Mais informações em breve

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.