DEMOCRACIA

Gabriel Boric derrota “Bolsonaro chileno” e é o novo presidente do Chile

O candidato de esquerda representante da Frente Ampla Gabriel Boric é o novo presidente do Chile. Ele derrotou neste domingo (19) o extremista José Antônio Kast, que já reconheceu a vitória do adversário. A posse está marcada para 12 de março de 2022.

Até a publicação desta matéria, 83,% dos votos haviam sido computados e Boric, com 55,5%, já não pode ser mais alcançado. A diferença entre os dois já se aproxima de 1 milhão de votos.

Batizado de “Bolsonaro chileno”, Kast já felicitou o oponente e disse que a partir de hoje o presidente eleito do Chile merece respeito e colaboração construtiva.

– Acabo de hablar con @gabrielboric y lo he felicitado por su gran triunfo. Desde hoy es el Presidente electo de Chile y merece todo nuestro respeto y colaboración constructiva. Chile siempre está primero    

 Gabriel Boric tem 35 anos e foi uma das lideranças das revoltas populares de outubro de 2019 no Chile. Na época, as manifestações provocaram uma convulsão política e social no país, obrigando o atual presidente Sebástian Piñera a demitir todos os ministros e pedir autorização para o Congresso para convocar um plebiscito afim de mudar a Constituição, uma das exigências dos protestos.

A nova Constituição do Chile está em processo de elaboração, com término previsto em junho de 2022.

Mais informações em breve

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"