Não é notícia do Sensacionalista: Deputado oftalmologista que defendeu Ivermectina contra a Covid é eleito parlamentar do ano no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Não é notícia do Sensacionalista: Deputado oftalmologista que defendeu Ivermectina contra a Covid é eleito parlamentar do ano no RN

14 de dezembro de 2021
Não é notícia do Sensacionalista: Deputado oftalmologista que defendeu Ivermectina contra a Covid é eleito parlamentar do ano no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os jornalistas que cobrem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram nesta terça-feira (14) o deputado Albert Dickson (PROS) como o parlamentar do ano em 2021. Médico oftalmologista e membro da Assembleia de Deus, Dickson obteve 29 votos contra 10 de Tomba Farias (PSDB), 1 de Kelps Lima (Solidariedade) e 1 de Galeno Torquato (PSD). Ao todo, 41 jornalistas do Comitê de Imprensa da Casa votaram.

Albert Dickson é ex-vereador de Natal e está no segundo mandato como deputado estadual. Ele ganhou notoriedade nos últimos meses ao defender o medicamento Ivermectina como tratamento precoce contra a covid-19. Contudo, não há estudo sério que comprove a eficácia do remédio, antiparasitário usado no combate a piolhos, pulgas e carrapatos.

A Organização Mundial de Saúde e diversas outras entidades de saúde do Brasil e de outros países também rejeitam a relação entre a Ivermectina e o tratamento precoce contra a doença que já matou 616 mil pessoas no Brasil e 7.524 no Rio Grande do Norte.

Em maio de 2021, a versão brasileira do site da BBC, da Inglaterra, publicou a reportagem “Deputado oftalmologista oferece 'tratamento precoce' em troca de 'like' no YouTube”. O texto narra que para qualquer paciente marcar uma consulta com Dickson era necessário “se inscrever no canal do Youtube, printar a página, enviar o print da inscrição pelo whatsApp, o nome completo, cidade/Estado e sintomas

O próprio deputado orientava os pacientes em vídeo:

- Como que vocês vão ter direito à consulta? Vocês vão se inscrever no nosso canal, ganhando uma etapa no atendimento. Vocês vão printar e mandar para o meu WhatsApp. Quando você mandar, você já vai começar a ter o acesso à consulta comigo", disse em um vídeo publicado no Facebook no dia 7 de março. "O segredo é mandar o print.", dizia.

Procurado pela reportagem na época, ele explicou que apenas “sugeria” a inscrição, mas que não era obrigatório para o atendimento.

Dickson nunca escondeu que sempre foi um ferrenho defensor do tratamento precoce com o medicamento baseado, segundo ele, em pesquisas e publicações sobre o tema.

De acordo com o site do deputado, ele possui seis projetos aprovados na Assembleia Legislativa, entre os quais o que institui a "Semana Cultural Evangélica", "Empresa Amiga da Educação", "Semana de Educação Fiscal do RN", "Reserva de vaga para pessoas com deficiência nos contratos de terceirização do serviço-públicos", "dia estadual de conscientização da prevenção, controle e orientação da osteoporose" e o que garante vale-transporte para facilitar alunos da rede pública a eventos esportivos do Estado.

Albert Dickson é marido da deputada federal Carla Dickson (PROS) e irmão da vereadora de Natal Margarete Régia (PROS).

Votação ocorreu na manhã desta terça-feira (14)

Prêmio

A entrega da placa de Parlamentar do Ano ocorrerá na próxima quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa.

“Esse ano tivemos uma participação recorde dos jornalistas aptos a votar. Todos membros do Comitê de Imprensa da Casa e escolheram aquele que, na sua visão, teve atuação de destaque durante o ano. De parabéns o deputado Albert”, explica o jornalista e presidente do Comitê, Oliveira Wanderley.

A premiação que ocorre desde 1982, elegeu o parlamentar com atuação destacada ao longo do ano. A eleição ocorreu no 2º andar do prédio da Assembleia Legislativa, no espaço do restaurante – local amplo, ventilado e com janelas abertas, além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, seguindo as normas de biossegurança.

Com informações da ALRN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.