Pedro Gorki sugere e Câmara Municipal de Natal aprova criação da Comenda Marcos Dionísio
Natal, RN 28 de mar 2024

Pedro Gorki sugere e Câmara Municipal de Natal aprova criação da Comenda Marcos Dionísio

9 de dezembro de 2021
Pedro Gorki sugere e Câmara Municipal de Natal aprova criação da Comenda Marcos Dionísio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta quarta (8), a criação da Comenda Marcos Dionísio. Uma proposta feita pelo vereador Pedro Gorki (PC do B), para homenagear a figura que, além de ter sido presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Coordenador do Observatório da Justiça e Cidadania do RN e o primeiro Ouvidor Geral da Defesa Civil do Estado, dedicou toda sua vida à defesa dos direitos das pessoas mais simples.

Enquanto amigo e camarada de “Muskito”, me sinto honrado por poder condecorar aqueles que seguem seu legado com o vigor eterno de seu nome. Viva Marcos Dionísio e à luta por Direitos Humanos em Natal!”, comentou Pedro Gorki em suas redes sociais, lembrando que Dionísio era chamado de Muskito pelos amigos mais próximos.

https://www.instagram.com/p/CXPQQJVLq2O/?utm_medium=copy_link

Trajetória

Marcos Dionísio nasceu em maio de 1961 e faleceu em fevereiro de 2017, depois de lutar contra um câncer agressivo descoberto um ano antes. “Muskito”, como era conhecido entre os amigos, também foi peça chave na estruturação da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, foi o primeiro Ouvidor Geral da Defesa Civil do Estado, trabalhou no Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público, foi Coordenador do Observatório da Justiça e Cidadania do RN e travou verdadeiras batalhas em defesa das minorias e por direitos de policiais civis e militares.

Marcos Dionísio era casado com Maristela Pinheiro e deixou dois filhos. Ele também atuou no Comitê Popular da Copa para evitar desapropriações para construção de obras da Copa de 2014, o que fez de Natal uma das poucas cidades do país a não sofrer esse tipo de remoção. Boa parte dessa trajetória é lembrada no documentário “A Rua Grita Dionísios”, realizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio, da UFRN.

Marcos Dionísio

Assembleia também homenageou Marcos Dionísio

Em outubro de 2020, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, a sugestão do deputado Francisco do PT, de criar a Medalha de Mérito em Direitos Humanos Marcos Dionísio.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.