Três mandados de busca e apreensão são cumpridos no RN em operação contra apologia ao nazismo
Natal, RN 24 de mai 2024

Três mandados de busca e apreensão são cumpridos no RN em operação contra apologia ao nazismo

16 de dezembro de 2021
2min
Três mandados de busca e apreensão são cumpridos no RN em operação contra apologia ao nazismo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro cumpriram em vários estados do país quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão, na manhã desta quinta (16), contra integrantes de grupos neonazistas. No Rio Grande do Norte, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardim do Seridó e Macaíba. Os demais alvos foram identificados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

O grupo criminoso atuaria pelas redes sociais com práticas violentas de preconceito e discriminação por raça, cor, etnia, religião e nacionalidade, principalmente, contra negros e judeus. Durante a Operação Bergon, como foi batizada pela polícia, os investigadores descobriram que o grupo falava, inclusive, sobre a compra de armas.

As prisões ocorreram em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses locais, foram apreendidos facões, arcos, flechas e livros sobre o nazismo. O alerta que deu início às investigações partiu de órgãos do governo dos Estados Unidos há sete meses.

O nome da operação é uma referência a Denise Bergon, freira francesa que usou o convento onde atuava para receber crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial e evitar que elas fossem capturadas e assassinadas pelos nazistas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.