Álvaro Dias desconsidera STF e, em nova guerra de decretos com Estado, suspende passaporte vacinal para comércio de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Álvaro Dias desconsidera STF e, em nova guerra de decretos com Estado, suspende passaporte vacinal para comércio de Natal

25 de janeiro de 2022
3min
Álvaro Dias desconsidera STF e, em nova guerra de decretos com Estado, suspende passaporte vacinal para comércio de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Prefeitura de Natal publicou nesta terça-feira (25), no Diário Oficial do Município, um decreto que desobriga comerciantes de exigirem o comprovante de vacina contra a Covid-19 para acesso a lojas e demais estabelecimentos comerciais e, também, suspende shows e eventos sociais em Natal.

A decisão, assinada por Álvaro Dias, vai de encontro a um decreto do Governo do Estado que exige o passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares, restaurantes e, também, em eventos. O texto do Governo do RN entrou em vigor na última sexta-feira (12).

Essa não é a primeira vez que Álvaro Dias toma posições contrárias às defendidas pelo Governo do Estado ao longo da pandemia. A 'guerra de decretos', inclusive, já foi parar no Supremo Tribunal Federal, com derrota jurídica para o prefeito de Natal. Em maio do ano passado, o ministro Alexandre de Morais invalidou parte de um decreto de Álavro Dias que flexibilizava regras estabelecidas pelo Governo de Fátima Bezerra.

A liberação, na época, era sobre venda de bebidas em bares e sobre aulas presenciais em escolas de ensino médio. O ministro do STF considerou que, embora todos os entes possuam competência para legislar no combate à pandemia, em uma disputa como a que propõe Álvaro Dias, devem prevalecer as decisões com medidas mais restritivas, sempre embasadas em parecer científico.

O novo Decreto de Álvaro Dias
Segundo a Prefeitura de Natal, o decreto municipal foi definido a partir de parecer do Comitê Científico Municipal, ocorrido na segunda-feira (24). O objetivo "assegurar o livre funcionamento do comércio, pensando na geração de empregos e de renda e na manutenção da atividade econômica na cidade" e controlar a subida no número de casos da Covid-19 em Natal.

Pelo texto publicado, fica asseguro o acesso da população aos serviços e ao comércio em geral, independentemente da comprovação do esquema vacinal, "desde que atendidos os protocolos sanitários".

Outras decisões do decreto:
- Suspende a realização de festas, shows e eventos comerciais
- Proibe circulação de pessoas nos espaços públicos sem o uso de máscaras de proteção facial
- Cancela a programação de eventos organizados pela Prefeitura para o carnaval 2022.

"As regras definidas no Decreto poderão ser revistas a qualquer momento de acordo com as taxas de transmissibilidade da Covid-19 em Natal", conclui a prefeitura.

Leia, aqui, a íntegra do Decreto assinado por Álvaro Dias!

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.