Consórcio do Nordeste dá posse a novo presidente e homenageia enfermeira potiguar e outras 10 personalidades da região
Natal, RN 28 de mar 2024

Consórcio do Nordeste dá posse a novo presidente e homenageia enfermeira potiguar e outras 10 personalidades da região

19 de janeiro de 2022
4min
Consórcio do Nordeste dá posse a novo presidente e homenageia enfermeira potiguar e outras 10 personalidades da região

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Consórcio Nordeste será presidido em 2022 pelo atual governador de Pernambuco Paulo Campos (PSB). A condução dele ao posto obedece ao rodízio adotado como regra pelos chefes do Executivo dos nove estados da região.

Campos sucede Wellington Dias (PT), governador do Piauí que assumiu a função em 2021 após o mandato do baiano Rui Costa (PT). O Rio Grande do Norte foi representado na solenidade realizada em Recife (PE) pelo vice-governador Antenor Roberto (PCdoB).

A cerimônia ocorreu na terça-feira (18), no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco. De forma remota, o Consórcio entregou a 11 personalidades da região Nordeste a comenda Celso Furtado por suas contribuições em diversas áreas para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil.

Economista brasileiro de grande renome, Furtado era um pensador que pesquisava as causas da desigualdade no país. Para além do planejamento e de questões econômicas, para ele a raiz do problema era político.

A enfermeira potiguar e professora aposentada da UFRN Francisca Valda da Silva foi a única representante do Rio Grande do Norte e do Conselho Nacional de Saúde a receber o prêmio.

Servidora pública aposentada da UFRN há mais de 40 anos, Valda trabalha voluntariamente desde 2017 no Conselho, onde coordena a comissão inter-setorial de recursos humanos e relações de trabalho.

- Recebi a comenda pelo desempenho que o Conselho teve na defesa dos trabalhadores do Brasil. O trabalho entrou na agenda do poder”, destacou.

Francisca Valda da Silva é enfermeira, servidora aposentada da UFRN e membro do Conselho Nacional de Saúde / foto: divulgação

A presidenta da Fiocruz Nísia Trindade de Lima e Rosa Furtado, viúva do economista Celso Furtado, também estavam na lista de homenageadas.

Alvo de ataques nos últimos meses, o Consórcio Nordeste se mantém como iniciativa promissora que agrega os interesses comuns dos 9 estados da região. Para Francisca Valda, a entidade tem procurado resgatar a perspectiva do SUS como bem público:

- O Consórcio Nordeste é uma das iniciativas mais promissoras que aconteceram nos últimos tempos. Uma proposta que traz e fortalece o pacto federativo, a integração regional entre os 9 estados. E essa iniciativa foi fundamental para enfrentar a pandemia, além o próprio cotidiano do SUS. Isso porque o setor privado tem se beneficiado cada vez mais, de 2016 para cá, com processo de mercantilização do SUS”, avalia.

Valda também destaca o papel dos conselhos federal, estaduais e municipais espalhados pelo país na tarefa de controle social:

- Os conselhos são reconhecidos como espaços de resistência e direção coletiva”, afirma.

Sobre a condução da pandemia pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a enfermeira aposentada avalia que “o governo trabalhou para ampliar a circulação do vírus” :

- Além do país não ter uma coordenação nacional para enfrentar o vírus, no sentido de fazer uma gestão para fortalecer, o Governo contribuiu para ampliar a circulação do vírus com a proposta da imunidade de rebanho”, afirmou.

Nordeste

O novo presidente do Consórcio Nordeste Paulo Câmara destacou que a entidade pretende avançar “em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, a questão do desenvolvimento social e econômico da região, cultura e ações de busca da preservação do meio ambiente", disse.

Criado em 2019, o Consórcio Nordeste reúne os governos dos nove estados da região e atua para integrar políticas públicas comuns aos estados nordestinos voltados ao desenvolvimento econômico e social, possibilitando compras públicas e ações de políticas públicas integradas e funcionando como um articulador de pactos de governança.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.