Covid-19: RN recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta-feira (14)
Natal, RN 19 de abr 2024

Covid-19: RN recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta-feira (14)

13 de janeiro de 2022
4min
Covid-19: RN recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta-feira (14)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte deve receber na madrugada desta sexta-feira (14) 20.900 doses de vacinas contra a covid-19 para crianças. A meta inicial da Sesap é começar a imunização na segunda-feira (17), mas ainda não há confirmação de uma possível antecipação.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição está sendo feita de forma proporcional à população dos estados. O RN tem 1,67% da população de 5 a 11 anos do país. Como o primeiro lote a ser distribuído é de 1,2 milhão de doses para todo o País, o Estado deverá receber 20.900 mil doses inicialmente. O público-alvo total no RN é de 380 mil crianças de 5 a 11 anos.

A confirmação da chegada das primeiras vacinas foi dada na manhã desta quinta-feira (13) pela governadora Fátima Bezerra, em suas redes sociais. A Governadora não confirmou a data do início da vacinação de crianças, apenas apontou como "o quanto antes".

#MaisVacina Bom dia, pessoal! As vacinas para as nossas crianças já chegaram ao Brasil. O @minsaude sinalizou que 20,9 mil doses devem chegar ao RN às 2h da madrugada de amanhã. Seguimos acompanhando para iniciarmos a imunização o quanto antes. #VacinaSim #AceleraVacina

— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) January 13, 2022


Kelly Lima Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, disse que o planejamento da Secretaria Estadual de Saúde está analisando os critérios da vacinação, Ontem (12), Kelly afirmou que em reunião prévia, os gestores solicitaram que começássemos de forma decrescente, pela faixa etária de 11 a 5 anos de idade. "Porém, tivemos 25 óbitos durante toda a pandemia e a faixa etária com mais óbitos foi a de menor idade, de 5 a 7 anos. Por esse motivo, convocamos essa reunião extraordinária”, aponta.

O encontro será entre o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RN, a Sesap e a Superintendência do Ministério da Saúde do RN. A Sesap vai sugerir que as crianças com algum tipo de comorbidades.

Para ter acesso às vacinas, os pais e responsáveis deverão cadastrar as crianças na plataforma RN + Vacina. E como já foi deliberado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, não haverá exigência de comprovante de residência para vacinação das crianças.

Mortes de adolescentes

O RN não teve óbitos de adolescentes, entre 12 e 17 anos, após o início da imunização deste público . O dado integra relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Pelos dados, antes do início da vacinação, o Estado teve 32 mortes de adolescentes por covid-19.

A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos começou a ser realizada no RN no começo de setembro. O relatório aponta ainda que 81% deste público já recebeu pelo menos uma dose e 50% está totalmente vacinado.

Vacina para crianças não é experimental, afirma pediatra

Vitória Medeiros discordou que a vacinação atual seja ‘experimental’, como acusam alguns profissionais contrários ao imunizante em crianças. Prova disso é a imunização da Pfizer, autorizada no Brasil, em larga escala em pelo menos 21 países da América e da Europa, acompanhada por redes de segurança internacionais.

Ao chegar na fase de aplicação em larga escala, a vacina também já passou por uma série de testes que comprovam sua segurança, afirma Vitória. “Estamos falando de uma vacina nova, mas que já atingiu uma comunidade muito grande. Ela já é aplicada em muitas pessoas antes, o que proporciona uma segurança muito grande ao chegar na fase 4”, contou. Todos esses dados são analisados pela Anvisa na hora da autorização.

Somente no primeiro mês de aplicação nos Estados Unidos, a Pfizer vacinou mais de 5 milhões de crianças com a primeira dose da vacina. Até o final de dezembro, os relatórios feitos durante o monitoramento do imunizante continuaram atestando a sua segurança.

SAIBA MAIS
Covid-19 matou mais crianças no RN do que todas as outras doenças que possuem vacinas infantis

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.