Covid-19: Número de hospitais lotados no RN sobe de dois para cinco em 24 horas
Natal, RN 1 de mar 2024

Covid-19: Número de hospitais lotados no RN sobe de dois para cinco em 24 horas

19 de janeiro de 2022
4min
Covid-19: Número de hospitais lotados no RN sobe de dois para cinco em 24 horas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A quantidade de hospitais sem vagas de UTI para internação de novos pacientes com covid-19 mais do que dobrou nas últimas 24 horas no Rio Grande do Norte, estando a maioria das unidades com leitos esgotados na capital, segundo a plataforma Regula RN.

Enquanto nesta terça (18) estavam lotados o João Machado (8 vagas) e o Maria Alice Fernandes (3 vagas), nesta quarta (19), além deles, também estão sem vagas para novas internações o Hospital dos Pescadores (7 vagas), o Hospital Rafael Fernandes (10 vagas) e o Hospital Dr Cleodon Carlos de Andrade (7 vagas), em Pau dos Ferros.

Outras três unidades de saúde seguem com uma média de ocupação considerada elevada, em torno dos 80%: o Hospital Giselda Trigueiro, com 86,4% (22 vagas/ 19 ocupadas); o Hospital Maternidade Almeida Castro com 80% (10 vagas/ 8 ocupadas); o Hospital Regional de João Câmara 80% (5 vagas/ 4 ocupadas) e o Hospital Regional Telecila Freitas, em Caicó, 80% das vagas já ocupadas por pacientes (10 vagas/ 8 ocupadas).

Taxa de ocupação dos leitos de hospitais nesta quarta (19)
Taxa de ocupação dos leitos nesta terça (18)

De maneira geral, a média de ocupação de leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) no estado é de 49,59% (61 leitos ocupados) e 26,83% estão disponíveis (33). Mas, sem considerar os leitos bloqueados e a taxa de pacientes não covid-19 internados, essa média do RN passa para 51,3%, sobe para 63,2% na região Metropolitana de Natal, baixa para 41,7% na região Oeste e para 20% no Seridó.

No auge da pandemia, o RN chegou a ter suas unidades lotadas e fila de espera para internação. Até o momento, 990 pessoas morreram por covid-19 no estado sem conseguir acesso a um leito para tratamento adequado da doença.

Pelo boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado nesta terça (18), o RN registrou 975 casos de covid-19 apenas entre a segunda e a terça. Já são 395.645 casos confirmados, 119.120 casos suspeitos e outros 7.553 casos estão em acompanhamento. A Sesap já confirmou a ocorrência de 7.611 óbitos por covid-19 e 1.473 mortes estão sendo investigadas.

Centro de Atendimento às Síndromes Gripais tem aumento na procura e fecha mais cedo

Por causa da grande procura nesta terça, os portões do Centro de Atendimento às Síndromes Gripais instalado pela Prefeitura de Natal no Cemure (Centro Municipal de Referência em Educação), no bairro Nazaré, fechou mais cedo. Ao invés das 17h, como costumava acontecer, o atendimento foi encerrado às 13h.

De acordo com a Prefeitura de Natal, a unidade atende uma média de 400 pacientes por dia e como esse quantitativo já havia sido atingido, a unidade foi fechada mais cedo. Pessoas que procuraram a unidade com sintomas como tosse e febre, tiveram que voltar para casa sem atendimento.

Atendimento no Cemure I Foto: Secretaria Municipal de Saúde
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.