Negacionistas ocupam praia de Ponta Negra com desinformação contra vacinas infantis
Natal, RN 29 de mar 2024

Negacionistas ocupam praia de Ponta Negra com desinformação contra vacinas infantis

15 de janeiro de 2022
3min
Negacionistas ocupam praia de Ponta Negra com desinformação contra vacinas infantis

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O movimento antivacina continua a fazer campanha de desinformação. Na manhã deste sábado (15), enquanto as primeiras crianças se vacinavam contra a covid-19 no Rio Grande do Norte, um grupo de pessoas criou o “Cemitério Pós-Vacina”, fincando placas na areia da praia de Ponta Negra, em Natal.

A cruzes tinham fotos e dados de pessoas que supostamente morreram após receber o imunizante na Tailândia, Nova Zelândia, Inglaterra e Argentina, por exemplo. É falso que vacinas contra a covid causaram mortes.

A Agência Saiba Mais procurou a a Polícia Militar do RN, que informou não terem sido acionados para intervir na manifestação.

A Anvisa liberou a vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos em 16 de dezembro de 2021. O governo federal e o Ministério da Saúde só incluíram as crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI) no dia 4 de janeiro, tendo enviado as primeiras doses na sexta-fera (14).

De acordo com página de tirar dúvidas do Instituto Butantan, essa fake news sobre “infanticídio” vem sendo espalhada inclusive por autoridades: “Qualquer vacina possui efeitos adversos, que podem ser mais ou menos graves, mas todas as vacinas passaram por rigorosos testes e se mostraram eficazes e seguras. Nos ensaios clínicos de fase 3 da CoronaVac, por exemplo, não foi registrada nenhuma morte em decorrência da vacina. O que sim, mata, é ficar sem se vacinar, e nesse caso quem causa a morte é a doença. Desde o início das campanhas de imunização, o número de óbitos caiu substancialmente não só no Brasil como no resto do mundo”.

Deputado Girão mente em sobre vacinas

O deputado federal General Girão (PSL) marcou presença e publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando desconhecimento científico e jurídico. Segundo ele, as vacinas são muito recentes e oferecem riscos, ignorando que as vacinas passam por rigorosas pesquisas e testes e são oferecidas à população com segurança.

[embed]https://www.instagram.com/p/CYwSLLvBMbF/[/embed]

“Querem obrigar as crianças a serem vacinadas. Deixem a vacina como liberdade. E um recado para a governadora: a senhora está obrigando os servidores a se vacinarem. Isso tá errado, governadora, isso é inconstitucional. Isso vai ser cobrado na Justiça, hein”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já se pronunciou sobre a obrigatoriedade da vacinação: é constitucional.

Em dezembro de 2020, foram analisadas, em conjunto, duas ações diretas de inconstitucionalidade que tratavam do tema, além de um recurso extraordinário. Prevaleceram os entendimentos dos relatores, ministros Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso, respectivamente.

A saúde coletiva, segundo Lewandowski em seu voto, "não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente se recusam a ser vacinadas”. Barroso foi no mesmo sentido, afirmando que o direito à saúde coletiva, particularmente das crianças e dos adolescentes, deve prevalecer sobre a liberdade de consciência e de convicção filosófica.

Saiba Mais:

Sesap estima que mais de 300 mil crianças entre 5 e 11 anos de idade serão vacinadas no RN a partir da segunda quinzena de janeiro

Covid-19 matou mais crianças no RN do que todas as outras doenças que possuem vacinas infantis

RN registra 18.746 casos e 35 mortes de crianças e adolescentes por covid-19

Famílias com crianças que tiveram covid aguardam ansiosas por vacinação infantil

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.