Prefeitura do Natal abre testagem para covid-19 por dez dias na Arena das Dunas
Natal, RN 25 de abr 2024

Prefeitura do Natal abre testagem para covid-19 por dez dias na Arena das Dunas

26 de janeiro de 2022
4min
Prefeitura do Natal abre testagem para covid-19 por dez dias na Arena das Dunas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir dessa próxima sexta (28), Prefeitura do Natal vai abrir um drive de testagem para Covid-19 na Arena das Dunas. A unidade vai funcionar por 10 dias ininterruptos até o dia 06 de fevereiro, com funcionamento entre das 8h às 15h.

Serão realizados exames de teste rápido para Covid-19/ antígeno com coleta swab (com muco do nariz retirado com um tipo de cotonete), no qual o resultado sai em até 24h. Para fazer o teste, é necessário levar impresso e preenchido o formulário com dados da pessoa a ser testada, disponível no site https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Além da Arena das Dunas, os Centros de Síndromes Gripais do Cemure e do Ginásio Nélio Dias não continuar funcionando, segundo o secretário Municipal de Saúde, George Antunes. Nos Centros a população tem consulta médica, dispensação de medicação e testagem para Covid.

Vacinação derruba em quase 5x taxa de letalidade da Covid-19 no RN

A atual taxa de letalidade da covid-19 no Rio Grande do Norte é 4,7 vezes menor do que na primeira onda, registrada em 2020. A mudança, segundo levantamento feito pelo Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e divulgado nesta quarta (26), é atribuída ao início da vacinação contra a doença no estado.

Para a comparação, foram considerados os dados de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, quando foram registrados 21.956 casos e 133 óbitos por covid-19; com aqueles registrados entre maio e julho de 2020, quando ainda não havia vacina disponível e o número de óbitos chegou a 638.

O estudo concluiu também que se a terceira onda estivesse ocorrendo nas condições iguais às da segunda, entre março e julho de 2021, quando a campanha de vacinação estava bem lenta, o total de óbitos poderia chegar a 400, ou seja, 267 óbitos a mais.

Os dados são muito claros em mostrar como a vacinação tem um papel fundamental. No momento atual, com a chegada da variante Ômicron, temos uma taxa de letalidade muito baixa quando comparada às taxas das outras ondas, apesar de vermos um quantitativo de infecções muito alto. Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante. Então fica o alerta para as pessoas se vacinarem e se protegerem, pois as pessoas vacinadas que contraem a covid estão desenvolvendo as formas leves da doença, sem necessidade de serem hospitalizadas”, explicou Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do Comitê de Especialistas.

A professora defende, ainda, a cobrança do passaporte vacinal como forma de incentivar a vacinação de quem ainda não tomou as doses ou não completou o esquema vacinal. “A cobrança do passaporte vacinal deve ser vista como uma política de saúde pública, no sentido de estimular a população não vacinada a buscar a vacinação e se proteger, é um direito coletivo à saúde e essencial ao controle da pandemia”, destacou.

Vacinação em Natal

Há pontos de vacinação exclusivos para o público infantil no Shopping Midway Mall – de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h; e no Partage Norte Shopping – terça-feira a domingo, das 14h às 20h. Além desses pontos, as vacinas também estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, com intervalo de uma hora para almoço.

Confira os locais:

Norte 1:

UBS Pajuçara: Rua  Maracaí, S/N, Conjunto  Pajuçara
USF Nova Natal : Rua  Do Pastoril, Nova Natal, Lagoa Azul

Norte 2:

USF Vale Dourado:  Rua Irmã Vitória, N° 02, Igapó
USF Panatis:  Rua Das Pimenteiras, S/N, Panatis

Sul:

UBS Ponta Negra: Rua Dr. José Medeiros, 01. Ponta Negra
UBS Planalto: Rua Mira Mangue, 08. Planalto

Leste: 

USF Rocas: Rua Francisco Bicalho, S/N, Rocas
UBS Alecrim: Rua Fonseca e  Silva, N° 1129, Alecrim

Oeste

UM Felipe Camarão II: Rua Santa Cristina, N° 882, Felipe Camarão
USF Bairro Nordeste: Rua alto da Bela Vista, N° 492, Bairro Nordeste

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.