Sesap distribui mais 500 mil testes rápidos de Covid para os 167 municípios do RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Sesap distribui mais 500 mil testes rápidos de Covid para os 167 municípios do RN

20 de janeiro de 2022
2min
Sesap distribui mais 500 mil testes rápidos de Covid para os 167 municípios do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta quinta-feira (20), aos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.

Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são do tipo Swab, que vão permitir a ampliação do acesso ao diagnóstico da Covid nas unidades básicas de saúde, centros Covid e outras localidades que os municípios utilizem para o fácil acesso da população.

Com essa nova carga de testes, a Sesap chega a mais de 1,2 milhão de testes swab distribuídos em dois meses. Foram 500 mil em dezembro, 240 mil nas primeiras duas semanas de janeiro e agora mais 500 mil

Orientação

A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.

De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, o resultado negativo do exame não implica necessariamente na retomada das atividades.

“As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”, afirmou.

A Sesap reforça ainda a necessidade de manter as medidas de proteção como o uso de máscara e evitar aglomerações, além da importância da vacinação a todas as faixas etárias já elegíveis.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.