Em leitura anual na Câmara, Álvaro Dias (PSDB) apresenta mensagem burocrática e sem conotações políticas
Natal, RN 18 de jun 2024

Em leitura anual na Câmara, Álvaro Dias (PSDB) apresenta mensagem burocrática e sem conotações políticas

15 de fevereiro de 2022
3min
Em leitura anual na Câmara, Álvaro Dias (PSDB) apresenta mensagem burocrática e sem conotações políticas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Câmara Municipal de Natal retornou as atividades nesta terça-feira, dia 15, em sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos de 2022 com a leitura da mensagem anual por parte do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

O prefeito esteve presencialmente na Câmara fazendo a leitura. Devido às normas de combate à Covid-19, o acesso à solenidade foi restrita ao presidente da Câmara, Paulinho Freire, integrantes da Mesa Diretora, vereadores, assessores diretos, equipe da TV Câmara, prefeito Álvaro e assessoria. Não foi permitida a presença do público externo.

Segundo avaliação de quem ouviu a mensagem, o prefeito optou por ser burocrático e formal. Citou papas e filósofos. Listou obras, realizações e serviços realizados nos principais segmentos, como Educação, Saúde, Obras e Ação Social.

"Nesta hora, um painel de fatos concretos, toma conta da minha memória e do meu sentimento, diante da travessia contínua e desafiadora pela qual passamos desde a luta das ruas, da posse e da tarefa árdua e dedicada de administrar, de gerir, de fazer de Natal a cada dia, uma cidade melhor e mais agradável, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos com vigor e coragem", leu o prefeito.

Na mensagem, evitou qualquer indireta política. Referiu-se aos vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores como um todo, fazendo apenas menção direta ao deputado federal General Girão, registrando que ele estava na Câmara mas já havia ido embora.

O tucano falou bastante sobre Covid-19, assinalando os problemas gerados pela pandemia, mas também se detendo em números e no que a Prefeitura realizou no período, sem politizar qualquer aspecto do problema.

"Aqui em Natal tomamos as medidas certas. Mesmo que erros possam ter ocorridos, a quantidade de acertos foi muito maior. Mas se em 2020 tivemos um apoio decisivo do governo federal com o repasse de recursos para o combate a pandemia, em 21 esse apoio não veio na proporção necessária para se lidar com a segunda onda", assinalou.

Falou também sobre o novo Plano Diretor de Natal, listando as supostas vantagens que ele vai trazer para a Capital e lembrando que ele foi aprovado pela maioria da Câmara.

Álvaro tampouco falou ou insinuou qualquer frase referente à política nacional ou à campanha eleitoral. Neste sentido, foi o oposto da leitura da governadora Fátima Bezerra (PT) na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, quando ela disparou farpas contra o presidente Jair Bolsonaro, posturas negacionistas e políticos anti-ciência.

Também chamou a atenção do mundo político o fato de Álvaro se referir a Natal como “nossa cidade”, como se querendo afastar-se da ideia de que por ser caicoense, não conhece Natal.

A transmissão do evento foi feita ao vivo pela TV Câmara e transmitida através dos canais 10.2 da TV aberta e 10 ou 110 da Cabo e ainda pelo YouTube da TV legislativa.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.