Em pesquisa, Fátima lidera com folga, beneficiada por oposição confusa; Álvaro e Styvenson ficam em segundo
Natal, RN 15 de jun 2024

Em pesquisa, Fátima lidera com folga, beneficiada por oposição confusa; Álvaro e Styvenson ficam em segundo

7 de fevereiro de 2022
3min
Em pesquisa, Fátima lidera com folga, beneficiada por oposição confusa; Álvaro e Styvenson ficam em segundo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi divulgada nesta segunda-feira dia 7, pelo Blog do BG, pesquisa de intenção de voto do instituto Seta que mostra números da corrida eleitoral para o Governo do Estado nas eleições deste ano. O Instituto explica que como não existem pré-candidaturas definidas, a não ser a da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata natural à reeleição, foi realizado mais de um levantamento estimulado, onde o eleitor tem acesso aos nomes dos pré-candidatos.

No primeiro dos cenários da faixa estimulada (onde o pesquisador diz os nomes para o entrevistado), Fátima Bezerra lidera com 37,1%% das intenções de voto. Em seguida aparecem o prefeito Álvaro Dias com 14,4% e o senador Styvenson Valentim com 10%. O empresário Haroldo Azevedo foi citado por 2,8%, acima da margem de erro amostral da pesquisa. Brancos e nulos somaram 22,4%. Os indecisos corresponderam a 9,6%.

No segundo cenário Fátima Bezerra lidera com 38,1%% das intenções de voto. Styvenson Valentim aparece em segundo com 13,3% e o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, que não afirmou que será candidato, vem em seguida, com 10,1%.

Brancos e nulos somaram 28,7%. Indecisos, 9,8%.

Na faixa Espontânea, quando o pesquisador pergunta apenas quem a pessoa votaria para o Governo, sem citar nomes, Fátima lidera com 25,2% das intenções de voto. Em segundo novamente Álvaro Dias com 5%. Seguido pelo senador Styvenson Valentim com 3,1%. Os demais nomes não atingiram 1%. O total de eleitores que não souberam ou não responderam atingiu 54,6%. Brancos e nulos somaram 9%.

ANÁLISE

O que se percebe é que, por ora, a governadora Fátima ganharia com sobras. A situação dela é facilitada pelo fato da oposição se mostrar dividida entre diversos nomes que não "emplacam" nem nas pesquisas nem na opinião pública, com tentativas como Benes Leocádio e balões de ensaio como Haroldo Azevedo e Ezequiel Ferreira de Souza.

A oposição também parece confusa, visto que não consegue definir um pré-candidato ao Senado (os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho pleiteavam a vaga mas já pensam em retroceder). Também é preciso registrar que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) não está na pesquisa devido ao fato de estar cmpondo para ser pré-candidato ao Senado na chapa de Fátima.

A PESQUISA

Para a realização do estudo do instituto Seta, divulgado pelo Blog do BG, foram entrevistados 1600 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-06152/2022.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.