Com o objetivo de fomentar o audiovisual e consolidar o Seridó como polo dessa produção, o festival Curta Caicó abriu a convocatória de filmes para a sua 5ª edição. Os interessados podem inscrever curtas-metragens de qualquer região do país, com duração máxima de 20 minutos e data de finalização a partir de janeiro de 2020.
O formulário para inscrição dos filmes está disponível no site www.curtacaico.com.br, no período de 21 de fevereiro a 13 de março. O Curta Caicó deve ser realizado no segundo semestre de 2022, em formato híbrido com sessões presenciais e em ambiente digital.
O festival realiza mostras competitivas por localização: Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó; além das mostras temáticas, que homenageiam as antigas salas de cinema que existiam na cidade. Os ganhadores são certificados.
Uma das novidades desta edição é a criação da “Mostra Foco RN”, voltada para jornalistas e produtores de conteúdo digital do Rio Grande do Norte. Os realizadores podem fazer a inscrição de matérias, reportagens ou documentários com o tema “cultura e turismo do Rio Grande do Norte”.
Ao todo, o evento já recebeu inscrições de mais de 2.400 curtas-metragens, realizou mais de 15 oficinas de cinema, além de promover debates. A iniciativa criada em em 2018, tem contribuído para o cenário audiovisual na região.
De acordo com o idealizador do evento, o jornalista Raildon Lucena, só no primeiro dia de inscrições, 130 propostas foram recebidas, sendo 6 da região Seridó. “Estamos com uma expectativa muito boa. No ano passado foram 797 inscrições durante todo o período das convocatórias”, disse, ao lembrar do crescimento da produção caicoense. No primeiro evento, apenas um inscrito era da região Seridó. No segundo foram 10. Na edição seguinte, 20 e o ano seguinte 20 e ano passado pouco mais de 30.
“Nós acreditamos que a economia criativa pode ser uma ferramenta de transformação social e também empreendedora. O festival traz também qualificação profissional, por meio de oficinas, fazendo com que as pessoas tenham acesso a essa ferramenta. E promove o cinema nacional e da nossa região”, ressaltou, ao destacar que pelo Guia Kinoforum, o Curta Caicó está entre os 20% de festivais do Brasil que mais recebem filmes.
O evento foi aprovado na Lei Estadual Câmara Cascudo e busca patrocínios via renúncia fiscal. O festival é uma realização da Referência Comunicação.