Na contramão de reajustes nos combustíveis, gás natural fica 10% mais barato no RN
Natal, RN 18 de abr 2024

Na contramão de reajustes nos combustíveis, gás natural fica 10% mais barato no RN

1 de fevereiro de 2022
3min
Na contramão de reajustes nos combustíveis, gás natural fica 10% mais barato no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O gás natural produzido no Rio Grande do Norte pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás) vai ficar 10% mais barato a partir desta terça (01). A redução da tarifa foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Arsep/RN) e já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O impacto da redução no preço vai ser de R$ 0,37. A Potigás tem a concessão exclusiva do gás natural canalizado no estado, assim, a queda no preço vai chegar à indústria, comércios, condomínios e motoristas de veículos que usam o GNV como combustível.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), destacou em suas redes sociais ao fazer o anúncio que o RN foi o único estado do Brasil a conseguir reduzir o preço do gás.

https://twitter.com/fatimabezerra/status/1488505385296277504

Fachada do escritório da Potigás I Foto: Assecom-RNA redução da tarifa no RN vai na contramão do que vem ocorrendo com em outros estados, que registram aumento de até 50% no gás natural canalizado ou sustentam a tarifa mediante liminar judicial. No caso do RN, a Potigás não conta mais com a Petrobras para suprir o mercado local.

Em um momento de alta da inflação que corrói os salários dos brasileiros e impacta fortemente o caixa das empresas, o Rio Grande do Norte tem a tarifa do gás reduzida. Essa medida irá aumentar a competitividade do nosso estado, favorecendo a atração de indústrias, o que irá ajudar na retomada econômica e trazer emprego e renda para os potiguares”, calcula Larissa Dantas, diretora presidente da Potigás.

A estimativa era que a redução fosse ainda maior. Mas, dois fatores impactaram no reajuste do preço. O primeiro é o aumento de 17,8% na tarifa de transporte, divulgada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 20 de janeiro. O segundo, foi o aumento da demanda do gás no estado.

Em setembro de 2021, a Potigás assinou contrato com a Potiguar E&P para o fornecimento de até 236 mil m³/dia para os anos de 2022 e 2023. Mas, a divulgação de que o preço do gás iria reduzir no Rio Grande do Norte enquanto que nos demais estados com distribuição da Petrobras iria aumentar, cresceu a procura pelo gás natural no RN. A Potiguar E&P não pôde atender esse acréscimo no volume e a Potigás precisou contratar outra empresa para suprir essa nova demanda.

Nova empresa

A partir desta terça (01), a Potigás também passa a contar com o suprimento de de gás da Galp, petroleira portuguesa que registra a 3ª maior produção de gás no pré-sal. O contrato prevê a compra de até 35 mil m3/dia.

O contrato com a Galp tem validade até o final de dezembro deste ano e garante o fornecimento do gás natural canalizado para os quatro segmentos de atuação da Potigás: industrial, veicular, comercial e residencial.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.