Natal é a capital do Nordeste com maior taxa de ocupação de leitos de UTI, aponta Fiocruz
Natal, RN 29 de mar 2024

Natal é a capital do Nordeste com maior taxa de ocupação de leitos de UTI, aponta Fiocruz

4 de fevereiro de 2022
4min
Natal é a capital do Nordeste com maior taxa de ocupação de leitos de UTI, aponta Fiocruz

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Das capitais da região Nordeste, Natal é a que apresenta a maior taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos, segundo relatório de acompanhamento da covid-19 divulgado nesta quinta (03) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dos oito estados da região, quatro estão na zona de “alerta crítico”: Natal – RN (percentual estimado de 89%), Teresina - PI (83%), Maceió – AL (81%) e Fortaleza – CE (80%). Já as cidades de São Luís – MA (64%), Recife – PE (77%, considerando somente leitos públicos municipais), Salvador – BA (68%) e João Pessoa - PB (58%) estão na zona intermediária em termos de ocupação dos leitos de UTI.

Na manhã desta sexta (04), dos 18 hospitais com leitos críticos para pacientes com covid-19 em todo o RN, sete estão com 100% de ocupação, estando três deles em Natal. Além disso, há outros quatro hospitais com uma média de ocupação que varia dos 80% aos 90%.

Desde o início da pandemia, 1.043 pacientes com covid-19 em estado grave morreram na fila de espera para internação no RN. Nesta sexta. Há 33 pessoas aguardando internação e 29 leitos disponíveis. São 18 pacientes na região metropolitana da capital, onde há 20 leitos disponíveis, e 15 no interior, que disputam nove vagas.

Imagem: reprodução Fiocruz

Brasil

Em comparação com os meses de março a junho de 2021, período mais crítico da pandemia, o número de leitos para pacientes com covid-19 disponíveis atualmente ainda é menor, apesar da recente ampliação de vagas nas últimas semanas. Esse crescimento, segundo o relatório, também é resultado da situação preocupante de uma baixa cobertura vacinal em algumas partes do país.

Na avaliação dos pesquisadores, o aumento das taxas de ocupação dos leitos também revela a interiorização dos casos de covid-19 no país pela variante Ômicron, principalmente, diante do fato de algumas capitais terem conseguido estabilizar o número de número de internações, enquanto a média continua crescendo no estado.

O levantamento da Fiocruz também aponta que, em todo o país, 13 estados apresentam aumento das taxas de ocupação e nove estão na zona de alerta crítico, com uma média de ocupação das UTI’s acima dos 80%.

Dentre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, nove estão na zona de alerta intermediário e apenas três estão fora da zona de alerta:

Zona de alerta crítico: Manaus (80%), Macapá (82%), Teresina (83%), Fortaleza (80%), Natal (percentual estimado de 89%), Maceió (81%), Belo Horizonte (86%), Vitória (80%), Rio de Janeiro (95%), Campo Grande (109%), Cuiabá (92%), Goiânia (91%) e Brasília (97%).

Zona de alerta intermediário: Porto Velho (77%), Rio Branco (70%), Palmas (72%), São Luís (64%), Recife (77%, considerando somente leitos públicos municipais), Salvador (68%), São Paulo (75%), Curitiba (71%) e Florianópolis (68%).

Fora da zona de alerta: Boa Vista (52%), João Pessoa (58%) e Porto Alegre (55%).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.