Apesar de nenhuma denúncia ter sido formalizada, a 2a Delegacia de Polícia de Mossoró vai investigar o caso da placa com uma suástica nazista encontrada por vizinhos em uma casa, dentro de um condomínio de classe média alta da cidade.
As fotos do artefato foram feitas por vizinhos que, sem acreditar, usaram um drone para verificar se a placa continha mesmo o emblema nazista. Alguns moradores do condomínio disseram que o homem que mora na casa onde a placa com a suástica foi encontrada é uma pessoa estranha que costuma ser ríspida. A casa onde ele mora teria sido construída a cerca de cinco anos, mas os vizinhos não sabem se ele é o proprietário ou se a residência foi apenas alugada.
Segundo a Polícia Civil, apologia ao nazismo é crime definido na Lei 7.716/89, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão para a fabricação, comercialização ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Denúncias podem ser feitas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Vizinho pede desculpas
O assunto repercutiu na imprensa nacional e uma reportagem do portal UOL apurou que a placa já havia sido removida. O homem que mora na casa onde a suástica foi encontrada teria se desculpado com vizinhos e explicado que o objeto fazia parte de um trabalho escolar do filho realizado há quatro anos, no qual o tema do nazismo era abordado.
A placa teria sido tirada da dispensa e colocada no terraço por um pedreiro que fez um serviço de vedação de calha e usou a placa para misturar a massa, daí as manchas identificadas no objeto. A placa com a suástica nazista teria sido deixada no terraço da casa porque o pedreiro achou que pudesse precisar novamente do material para fazer algum retoque no serviço.