PT/RN afirma que comando das eleições é de Fátima Bezerra e defende formação de frente ampla para derrotar bolsonarismo
Natal, RN 27 de mai 2024

PT/RN afirma que comando das eleições é de Fátima Bezerra e defende formação de frente ampla para derrotar bolsonarismo

8 de fevereiro de 2022
5min
PT/RN afirma que comando das eleições é de Fátima Bezerra e defende formação de frente ampla para derrotar bolsonarismo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Executiva Estadual do PT no RN deliberou na manhã desta terça-feira (8) as principais resoluções para as eleições estaduais de 2022. O principal posicionamento é que o partido deve adotar a tática eleitoral para viabilizar "a construção de uma frente" que seja capaz de "atrair outros atores para o campodemocrático". Para isso, a Executiva apontou que o processo de negociação política deve ficar nas mãos da governadora Fátima Bezerra, a exemplo do que vem ocorrendo nacionalmente com o comando do ex-presidente Lula.

A nota divulgada pelo partido aponta que as prioridades do PT no âmbito do RN é a reeleição da governadora Fátima Bezerra e a ampliação das bancadas estadual e federal do partido. Segundo a nota, essas duas prioridades devem "contribuir com a derrota do bolsonarismo e superar o ambiente neoliberal hegemônico" a partir da eleição do ex-presidente Lula.

https://saibamais.jor.br/reeleicao-de-fatima-pt-encaminha-alianca-com-carlos-eduardo-alves-para-o-senado-e-mantera-dobradinha-com-antenor-roberto-para-o-governo/

No fim de semana, a Agência Saiba Mais adiantou que as negociações políticas para a confirmação dos companheiros de Fátima Bezerra na chapa majoritária estavam bem adiantadas com o ex-prefeito Carlos Eduardo (para o Senado) e Antenor Roberto (continuando como vice). A informação foi confirmada em entrevista de Carlos Eduardo, que confirmou o andamento das conversas.

Os bastidores das eleições estaduais 2022 estão sendo mais movimentados nas duas últimas semanas. A nota ríspida divulgada quinta-feira (3) pelo senador Jean Paul Prates, atacando Carlos Eduardo de forma indireta, irritou o comando petista e, na avaliação de alguns dirigentes, resvalou na liderança da própria governadora.

E essa nota do atual senador Jean Paul fez provocou a nota divulgada hoje: que já havia sido anunciada. E o texto diz exatamente o que se especulava: que Fátima Bezerra é a liderança maior do Estado e que tem todo o respaldo do Partido para comandar as articulações voltadas para a definição da chapa ao lado do presidente estadual do PT Júnior Souto, assim como nacionalmente acontece com Lula e Gleisi Hoffman.

Veja a nota divulgada pelo PT

Fontes do PT defendem o nome de Carlos Eduardo
Sobre Carlos Eduardo Alves e o apoio dele a Jair Bolsonaro no 2º turno da eleição de 2018, duas fontes ouvidas pela agência Saiba Mais no fim de semana lembraram que o ex-prefeito já foi eleito com o apoio do PT em outras eleições e ainda coordenou uma campanha de Lula na região Nordeste. Outro fator é a pressão interna no PDT para que Ciro desista da candidatura se não alcançar 15% das intenções de voto até março. Caso isso aconteça, Carlos Eduardo já avisou faria campanha para Lula tranquilamente.

– Carlos Eduardo também disse que não sobe em palanque bolsonarista de jeito nenhum nem o PDT autorizaria”, afirmou um interlocutor petista que pediu anonimato.

Vice se mantém

O atual vice-governador vinha sofrendo uma concorrência pesada do MDB e também do PROS, cuja principal liderança estadual é o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, marido da senadora Zenaide Maia.

– Jaime pediu a vice, mas reconheceu a liderança e a tática da governadora e deixou claro que o que Fátima decidir ele vai apoiá-la”, afirmou a fonte.

Calado confirmou em entrevista recente ao programa Balbúrdia, da agência Saiba Mais, que deve se licenciar do governo em abril para concorrer a uma vaga a Câmara Federal.

Lula queria Garibaldi para o Senado

As especulações em torno da aliança com o MDB para compor a chapa majoritária, costuradas com a ajuda do ex-presidente Lula, esbarraram na pressão interna da militância avessa à composição e também no nome indicado pela sigla comandada pela família Alves no Estado potiguar.

“Não cabem dois Alves na mesma chapa”, disse a fonte.

Lula e Gleisi Hoffman acompanham as negociações do Rio Grande do Norte atentamente e já estão cientes de que Carlos Eduardo será o candidato ao Senado na chapa. Fátima Bezerra é a única candidata à reeleição do PT no país em 2022 e a renovação do mandato dela é uma das prioridades da sigla.

Apesar do encaminhamento da chapa Fátima, Antenor e Carlos Eduardo, o PT não quer excluir o MDB de um possível arco de alianças e ainda mantém reuniões com o partido. Este é o desenho de hoje, mas como as convenções partidárias estão marcadas para 5 de agosto é possível (mas pouco provável) que haja mudanças na aliança.

https://saibamais.jor.br/carlos-eduardo-confirma-avanco-nas-conversas-para-formar-chapa-com-fatima-bezerra/

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.