Robério Paulino: “Acho que o PSOL deve lançar candidaturas próprias à Presidência e ao Governo do Estado”
Natal, RN 25 de abr 2024

Robério Paulino: "Acho que o PSOL deve lançar candidaturas próprias à Presidência e ao Governo do Estado"

3 de fevereiro de 2022
2min
Robério Paulino:

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O vereador em Natal Robério Paulino (PSOL) defende que o partido tenha candidaturas próprias tanto na esfera nacional como na esfera estadual. "Acho que o PSOL deve lançar sim candidatura própria no primeiro turno para presidente da República. Não vejo que a eleição de Lula esteja ameaçada, ainda que ele não ganhe no primeiro turno, chegará em primeiro lugar e estará no segundo turno, portanto não faz sentido o PSOL desaparecer, se submeter", disse à reportagem do Saiba Mais.

"Uma adesão à candidatura Lula sem necessidade relegaria a própria essência do partido. Em um hipotético segundo turno, aí sim, contra Bolsonaro e a Direita apoiaríamos Lula e a pauta progressista", registra Robério. "É preciso lembrar que o PSOL surgiu como oposição de Esquerda ao PT, enfrentando a Direita sempre, mas criticando as posturas do petismo como alianças com setor financeiro e mercado", assinalou.

"No Estado, a maioria do partido tem mesma posição, quase todas as correntes tem posição clara de apoio a uma candidatura própria no primeiro turno", diz Robério. Atualmente o partido apoia o Governo Fátima de maneira crítica. Em 2018 o partido teve candidato próprio, o empresário Carlos Alberto. Em 2014, o candidato a governador foi o próprio Robério Paulino.

NACIONAL

O PSOL nacional vem debatendo que caminhos tomará nas eleições e deve tomar uma decisão entre abril e maio. O deputado federal Glauber Braga ofereceu o nome para ser candidato, mas uma parte da sigla prefere apoiar a candidatura Lula ainda no primeiro turno. Os debates também passam pela situação de São Paulo, onde tanto Fernando Haddad (PT) como Guilherme Boulos (PSOL) são pré-candidatos ao Governo do Estado e querem o apoio um do outro. Ambos também foram candidatos a presidente da República em 2018.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.