Audiência na ALRN vai discutir educação, tema da Campanha da Fraternidade 2022
Natal, RN 19 de abr 2024

Audiência na ALRN vai discutir educação, tema da Campanha da Fraternidade 2022

19 de março de 2022
3min
Audiência na ALRN vai discutir educação, tema da Campanha da Fraternidade 2022

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Na próxima segunda-feira (21), uma audiência pública vai abordar o tema da Campanha da Fraternidade 2022: “Fraternidade e Educação”. O evento foi proposto pelo deputado Francisco do PT e será realizado às 10h na Assembleia Legislativa do RN.

Pela terceira a Igreja Católica no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, destaca Francisco do PT.

O Rio Grande do Norte foi o estado que primeiro realizou a Campanha da Fraternidade, sob o comando do então arcebispo Dom Eugênio Sales. “São 60 anos de uma experiência extremamente exitosa, abordando temas de alta relevância ao Brasil”, completa o parlamentar.

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

O objetivo é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Conheça os Objetivos Específicos da Campanha da Fraternidade 2022

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

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