Diálogo do PT com MDB é mantido no plano nacional em sintonia com Governo Fátima, diz Júnior Souto
Natal, RN 19 de abr 2024

Diálogo do PT com MDB é mantido no plano nacional em sintonia com Governo Fátima, diz Júnior Souto

4 de março de 2022
3min
Diálogo do PT com MDB é mantido no plano nacional em sintonia com Governo Fátima, diz Júnior Souto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O mundo político potiguar vem especulando quanto à situação entre o MDB e o PT no Rio Grande do Norte, que vem há tempos dialogando sobre possível aliança rumo ás eleições deste ano. No programa Balbúrdia, da Agência Saiba Mais, há duas semanas, o secretário chefe do gabinete civil do Governo, Raimundo Alves admitiu que o diálogo entre os dois partidos está aberto e que ele vem se comunicando com o ex-senador Garibaldi Alves Filho.

Nos últimos dias as especulações ganharam força e também a mídia nacional. O Valor Econômico publicou matéria listando que PT e MDB conversavam nacionalmente para fechar alianças em seis estados do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte.

Ouvido pela reportagem da Agência Saiba Mais, o presidente estadual do PT, Júnior Souto confirmou a manutenção do diálogo. "Existem, sim, conversas que ocorrem no plano Nacional em conexão com o Governo Fátima Bezerra. Mas, o Partido Estadual não tem integrado esse esforço", afirma.

Júnior registra que a própria governadora assumiu a condução das alianças para a campanha, com anuência da executiva nacional. "Portanto, esse diálogo está sendo feito diretamente da direção nacional com Fátima, sem passar pelo partido estadual, que está focado nas nominatas e na estratégia de campanha", explica.

TENTATIVAS

Há tempos o PT nacional sonha em retomar a aliança com o MDB, não obstante parte do partido ter apoiado o golpe contra a então presidente Dilma Rousseff em 2016, com um emedebista, Michel Temer, ter assumido a presidência. Contudo, outros ´caciques` do MDB como Roberto Requião e Renan Calheiros, eram contra o impeachment. Lula retomou as pontes para conversar com estes emedebistas.

Quando esteve em Natal, há pouco mais de dois meses, Lula jantou com Garibaldi Filho e com o deputado federal Walter Alves e chegou a propor que Garibaldi fosse candidato ao Senado com apoio de Fátima, proposta recusada pelo ex-senador.

Se a aliança entre MDB e PT for fechada no Rio Grande do Norte, resta saber qual o espaço que o MDB terá na chapa, já que um membro da família Alves, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) possivelmente será o pré-candidato de Fátima ao Senado. É improvável que dois Alves estejam na chapa majoritária. O acordo poderá passar por apoio para a Câmara Federal ou mesmo visando a Assembleia Legislativa a partir de 2023.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.