Através de suas redes sociais, a vereadora em Natal Divaneide Basílio criticou, nesta quarta-feira, dia 9, a decisão do prefeito de Natal, Álvaro Dias, de desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados na cidade, indo de encontro ao decreto da governadora Fátima Bezerra que indicava a obrigatoriedade
“Amanhecemos com a notícia de que a Prefeitura de Natal acabou com o uso obrigatório de máscaras na cidade. A forma como isso está sendo feito é confusa; sem o condicionamento à nenhuma regra, independente se o ambiente é aberto ou fechado, da apresentação do passaporte vacinal”, criticou a vereadora.
“Ontem, dia 8, a governadora Fátima anunciou o uso facultativo da máscara em ambientes abertos a partir do dia 16, vinculando à uma série de normas de biossegurança e a manutenção da queda dos percentuais de internação e mortes nesses quinze dias pós-carnaval. Ou seja, com muita responsabilidade”, pontuou Divaneide.
A parlamentar natalense escreveu ainda que “como vereadora, gostaria que decisões importantes como essa fossem tomadas com base em estudos e apontamentos responsáveis, que deixassem a população segura de que não haverá retrocessos na luta que estamos travando contra Covid desde 2020”, registrou.
CONFRONTO
Para muita gente, a Prefeitura de Natal continua confrontando o Governo do Estado, em relação ao combate a Covid. Menos de 24 horas depois do anúncio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) de que o uso de máscara não seria mais obrigatório em ambientes abertos a partir do dia 16 de março, foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta (9), sem qualquer aviso prévio, o decreto nº 12.452, que desobriga o uso de máscara de proteção contra a covid-19 em Natal a partir de hoje.
Contudo, a publicação do município não explica se a desobrigação da máscara é para ambientes abertos ou fechados, o que leva a entender que a liberação é válida para qualquer espaço. A medida pode ser revista a qualquer momento, segundo a publicação.