Eventos culturais em Natal celebram Dia Internacional da Mulher na terça, dia 8
Natal, RN 29 de mar 2024

Eventos culturais em Natal celebram Dia Internacional da Mulher na terça, dia 8

5 de março de 2022
3min
Eventos culturais em Natal celebram Dia Internacional da Mulher na terça, dia 8

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Celebrado como data para reflexão e luta, o Dia Internacional da Mulher (8 de março), que é um marco histórico do ativismo de mulheres pela garantia de direitos civis e contra às opressões e violências de gênero será marcado por eventos culturais em Natal.

A Fundação José Augusto realiza na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo na terça-feira (8) a partir das 18h, “Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher” com um lançamento coletivo que irá reunir 67 autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, do Governo do Estado, por meio da FJA, que viabilizou obras dos mais diversos gêneros literários.

No evento, também está programado um recital e show com a cantora Dani Cruz o pré-lançamento de nova edição do Livro "Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens", de Nísia Floresta. Na oportunidade, as autoras também vão homenagear a professora Fátima Bezerra, única mulher governadora do Brasil.

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

Para marcar a data, o Teatro Alberto Maranhão será palco do evento “Mulheres, solta a tua voz”, promovido pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a Fundação José Augusto. A ação será aberta ao público, às 18h, com distribuições de ingresso no local, apresentando os shows de “Volte e Pegue”, de Clara Pinheiro e “Cores do Nosso Samba”, de Valéria Oliveira e convidadas.

PINACOTECA DO ESTADO

A Pinacoteca do Estado abrigará a exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares, sob produção da Casa do Cordel, na terça (8), às 16h, com entrada gratuita. O evento tem o apoio da Fundação José Augusto.

A coletânea chega à 5ª edição com o lançamento de mais dez cordéis, escritos e ilustrados por mulheres, que narram em versos o perfil biográfico de mulheres que se destacaram na história do Rio Grande do Norte. A coleção, que é destaque no cordel potiguar e é editada pela Casa do Cordel, será lançada no dia 08 de março, na Pinacoteca do Estado, às 16h.

Nesta edição as homenageadas são: a ativista negra Ana Paula Campos, consagrada nos versos de Célia Melo (Bombom); a poetisa Áurea de Góis agraciada por Jussiara Soares; a contadora de estórias Daluzinha Avlis, na poética de Rita Cruz; a ceramista e “mãe” do galo de São Gonçalo, Dona Neném, pelas estrofes de Rosa Regis; Eliane Amorim das Virgens, primeira mulher desembargadora do TJRN, na poesia de Geralda Efigênia; Fátima Bezerra, única mulher a governar um estado brasileiro na atualidade, nos versos de Vani Fragosa; Lindalva Torquato Fernandes, primeira mulher a presidir o TCE/RN, por Járdia Maia; Maria de Lourdes Alves Leite, pioneira feminina na Justiça do Trabalho do RN, na métrica de Gorete Macêdo; Titina Medeiros, atriz de destaque nacional, nos versos de Fátima Régis e Wilma de Faria na poesia de Sírlia Lima. A coleção também traz nas capas as xilogravuras das artistas plásticas Cecília Guimarães, Célia Albuquerque, Kimberly e Letícia Paregas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.