Festival 3i 2022 debate grandes temas do jornalismo atual
Natal, RN 19 de abr 2024

Festival 3i 2022 debate grandes temas do jornalismo atual

14 de março de 2022
4min
Festival 3i 2022 debate grandes temas do jornalismo atual

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com uma pandemia que segue transformando vidas e relações de trabalho, um impacto cada vez mais visível da desinformação no debate público e a proximidade de uma eleição presidencial determinante para os rumos democráticos, qual o papel do jornalismo — e do jornalista — em 2022?

Criado em 2017, o Festival 3i chega a sua terceira edição em um momento-chave para a sociedade brasileira. O evento, que ocorre entre os dias 15 e 25 de março, reúne novamente grandes nomes do jornalismo e da defesa da liberdade de expressão, em um debate sobre inovação, empreendedorismo e a importância da mídia independente.

Realizado pela primeira vez pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital), a iniciativa ganhou uma nova estrutura, totalmente virtual e gratuita. Além disso, a programação está organizada em cinco eixos temáticos urgentes ao debate jornalístico: Democracia, Distribuição, Diversidade, Empreendedorismo e Meio Ambiente.

“Num momento de falta de confiança generalizada nas instituições democráticas, no sistema político e econômico, enquanto espaços ou instrumentos de ampliação de direitos, nos colocamos a tarefa democrática, ao mesmo tempo difícil e fundamental, de construção de maiorias comprometidas com a justiça social e com a reparação e desmantelamento de injustiças raciais, de gênero e históricas”, afirma Márcio Black, coordenador do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal. A instituição é uma das três apoiadoras de trilhas do evento.

Márcio afirma que a principal intenção ao apoiar a trilha de Democracia do Festival 3i 2022 é a de impulsionar e investir no acesso de novas vozes na cena política, “ampliando a diversidade (de raça, gênero e territorial) e garantindo pluralidade no debate público”, completa.

O evento também conta com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA) à trilha de Meio Ambiente, assim como da Luminate à trilha de empreendedorismo. Para Rafael Georges, diretor na Luminate, a relação entre sustentabilidade financeira e independência é fundamental no jornalismo.

“O jornalismo independente, inovador, de impacto, que monitora governos, é um jornalismo que hoje se expande via digital. Nosso apoio no festival tem o objetivo de gerar novas ideias e soluções para expandir a mídia independente no Brasil, e fazer com que ela pense na sua sustentabilidade”, afirma.

A diversidade também é central na nova edição, desde a construção da equipe de produção até a formação das mesas e convidados. “Nos apoiamos na construção de um festival que valoriza as coberturas feitas nos diversos territórios brasileiros, e pelos diversos grupos que representam e refletem a pluralidade do nosso país. Entendemos que não deve existir espaço para reproduzir o senso comum. Acreditamos que está no DNA do 3i discutir, valorizar e abrir caminhos para as nossas potências”, explica Géssika Costa, coordenadora de projetos na Ajor.

O evento é patrocinado pela Google News Initiative e pela Meta. As duas empresas de tecnologia estarão presentes no evento por meio de conteúdos e oficinas exclusivas, que serão divulgadas aos inscritos durante o festival.
“Seguimos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes com esta parceria com o Festival 3i. Por meio do Meta Journalism Project, temos trabalhado de perto com organizações de notícias de todo o país para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias e para reforçar nosso compromisso como aliados no desenvolvimento de comunidades e de modelos de negócios cada vez mais inclusivos e sustentáveis no jornalismo”, afirma Sabrina Passos Cimenti, gerente de parcerias estratégias da Meta com veículos de notícias no Brasil.

Inscrições aqui: https://festival3i.org

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.