Filho de agricultor, estudante do IFRN é aprovado em universidade americana
Natal, RN 19 de abr 2024

Filho de agricultor, estudante do IFRN é aprovado em universidade americana

14 de março de 2022
4min
Filho de agricultor, estudante do IFRN é aprovado em universidade americana

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Moizés Henriques da Silva Almeida, de 19 anos, foi um dos 20 brasileiros selecionados pelo Programa Oportunidades Acadêmicas Graduação, do Departamento de Estado dos EUA, oferecido através do órgão EducationUSA. Com essa aprovação, o recém-formado estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN - Unidade Pau dos Ferros) já prepara a mala para ir fazer graduação na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos.

“Quando eu abri o portal da universidade e encontrei um grande Congratulations!, primeiro veio o estado de choque, depois, a alegria de saber que deu tudo certo. Nem caiu a ficha ainda”, conta o estudante, que é filho de agricultor. A mudança para os Estados Unidos deve ocorrer em agosto deste ano.

Até poucas semanas, o jovem percorria diariamente mais de 50 quilômetros entre sua casa, no interior da Paraíba, e o Campus Pau dos Ferros do IFRN, onde estudava. Ele mora no município de Bom Sucesso,uma pequena cidade da Paraíba, com apenas 4.900 habitantes. Este ano, ele concluiu o Curso Técnico Integrado em Informática, no Campus Pau dos Ferros.

Para conseguir estudar, Moizés viveu em uma dura rotina que começava antes do sol nascer. Diariamente às 5h20 saia de Bom Sucesso para cidade de Alexandria (RN), onde pegava o ônibus em direção ao IFRN de Pau dos Ferros. Quando conseguiu uma bolsa no IFRN, sua rotina diária seguia até às 19h30, quando retornava para casa.

O futuro profissional sempre esteve no horizonte do jovem estudante. Ele conta que escolheu o curso técnico em informática porque tinha informações de boas opções no mercado de trabalho. Mas confessa que não foi fácil pois, “antes de ingressar no Instituto, não possuía contato com computadores ou tecnologias. Houve, então, o medo do que viria pela frente. Mas, ao longo do tempo, eu fui conhecendo o curso. O IFRN supriu as minhas necessidades de equipamentos e de conhecimento, e eu gostei muito do curso”. A área será seguida nos Estados Unidos e ele vai seguir carreira da Ciência da Computação.

“Oportunidades essas que não são introduzidas a jovens da minha realidade”

Estudar fora do País não estava nos sonhos de Moizés. Foi quando estava tentando aprender inglês com a ajuda da internet que ele descobriu algumas das possibilidades para estudantes brasileiros. “Oportunidades essas que não são introduzidas a jovens da minha realidade”, frisa.

Em 2021 ele se candidatou ao Programa Oportunidades Acadêmicas Graduação, do Departamento de Estado dos EUA e foi um dos 20 brasileiros selecionados. Precisou listar as universidades que gostaria de estudar e apontou a Universidade de Tufts, no estado americano de Massachussetts.

Após a listagem, participou do longo processo de admissão, que contou com produção de prova de proficiência; prova americana padronizada; cartas de recomendação; redações; formulários financeiros; entrevistas; e vários outros requisitos.

“Congratulations! Welcome to the Tufts University”.

O resultado saiu na quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, quando leu o tão sonhado “Congratulations! Welcome to the Tufts University”. Ele diz que este foi o "momento mais louco que eu vivi! Eu não pensava que conseguiria, porque é muito competitivo”.

No momento em que viu o resultado, a mãe do estudante, a agricultora Mônica Simone, estava ao seu lado. Cheia de orgulho, ela desabafa: “é algo pelo qual ele já sonhava e lutava. Não veio de graça; foi através de muita luta e esforço, e Deus o abençoou”.

Em agosto, Moizés segue para uma nova vida nos EUA. Ele vai cursar Ciência da Computação com bolsa 100% integral e pensa em fazer, também, Engenharia Ambiental, na Escola de Artes e Ciências da Universidade de Tufts. “Desejo construir um futuro melhor para mim e para minha família e liderar a mudança do nosso país, que precisa de jovens proativos e dispostos a construírem um futuro melhor para todos. Que mais jovens com a realidade parecida com a minha também conquistem seus sonhos e objetivos”.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.