Geraldo Melo, ex-governador do RN, morre aos 86 anos
Natal, RN 25 de abr 2024

Geraldo Melo, ex-governador do RN, morre aos 86 anos

6 de março de 2022
3min
Geraldo Melo, ex-governador do RN, morre aos 86 anos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Geraldo Melo, ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador da República, morreu em Natal, na madrugada deste domingo, dia 6, aos 86 anos de idade. Ele lutava há alguns anos contra um câncer e havia se submetido e cirurgias para retirada de tumores na cabeça.

A família não divulgou ainda locais de velório e sepultamento.

Ele nasceu no município potiguar de Campo Grande, em 1935, e construiu uma biografia que se confunde com a própria política potiguar ao longo de décadas. Construiu boa parte de sua empresarial e pública no município de Ceará-Mirim, onde sua esposa Edinólia Melo, foi prefeita por duas vezes. Colaborou com o governo de Aluísio Alves (1961-1966), tendo trabalhado na SUDENE e Foi indicado vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa ´biônica` de Lavoisier Maia (1978-1983).

Uma vez de volta para grupo da família Alves, coordenou a campanha vitoriosa de Garibaldi Alves Filho para a Prefeitura de Natal em 1985 e foi eleito para o Governo do Estado em 1986, com o célebre slogan ´Novos Tempos, Novos Ventos`. Nesta época ganhou o apelido de ´Tamborete` que lhe acompanha pela vida pública.

Melo nos anos 1990 montou uma estação de rádio, e obteve uma concessão de uma emissora de TV, a Potengi, afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão.

Rompeu com o PMDB em 1993 e passou para o PSDB, onde foi presidente estadual até o ano de 2008, logo apos retornou para o PMDB em 2011. Elegeu-se senador em 1994, e, durante esse período, foi vice-presidente do Senado de 1995 até 1997. Em 2002, candidata-se a reeleição porém termina o pleito em 3° lugar, atrás dos eleitos Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia. Em 2006, candidata-se mais uma vez ao Senado pelo PSDB termina o pleito novamente em 3°lugar atrás da eleita Rosalba Ciarlini e do 2° colocado Fernando Bezerra.

Em 2018, disputa sua última eleição, quando fica 3° lugar para o Senado, atrás dos eleitos Styvenson Valentim (Rede) e Zenaide Maia (PHS).

O Governo do Estado publicou nota oficial lamentando a morte do ex-governador. Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, que nos deixou aos 86 anos. Sua atuação política foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado. Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares.

O Governo do Estado, em razão do falecimento, decreta luto oficial por três dias.

Governadora Fátima Bezerra.

Natal (RN), 06 de março de 2022.

Atualizado às 10h40

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.