Kelps tenta formar nominata para chegar à Câmara Federal, mas quociente alto pode atrapalhar plano
Natal, RN 16 de abr 2024

Kelps tenta formar nominata para chegar à Câmara Federal, mas quociente alto pode atrapalhar plano

7 de março de 2022
3min
Kelps tenta formar nominata para chegar à Câmara Federal, mas quociente alto pode atrapalhar plano

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) já anunciou que não tentará reeleição e sim uma vaga na Câmara Federal. Para atingir este objetivo, ele confia na bagagem adquirida ao longo de três mandatos na Assembleia Legislativa, nas candidaturas a prefeito de Natal em 2016 e 2020 e na visibilidade que ganhou presidindo a CPI da Covid no RN.

Contudo, os planos de Kelps, que é presidente estadual do partido, podem esbarrar em aspectos operacionais. Para conseguir ser eleito deputado federal , não basta ter votos, mas também uma nominata forte, afinal, o quociente eleitoral estimado para cada partido eleger uma cadeira na Câmara Federal é 220 mil votos.

O Solidariedade vem se articulando com vistas as eleições de 2022. A sigla conseguiu organizar as pré-candidaturas a federal da Professora Nilda Cruz, que foi candidata a prefeita de Parnamirim em 2020 e a do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim. Nilda teve 32.076, sendo a segunda mais votada, perdendo apenas para o prefeito reeleito Rosano Taveira. Já Lawrence foi eleito com 1.739 votos, tendo sido o 12º mais votado.

Uma das surpresas das pesquisas de intenção de voto, liderando em algumas delas, a faixa da Câmara Federal o Major Brilhante vem mostrando que pode ter boa votação e gerar um paradoxo: ao mesmo tempo que uma ótima votação pode ajudar à pretensão de Kelps, se Brilhante tiver mais votos que o deputado ele é quem fica com a vaga, como já vaticinam alguns analistas da política local. Contudo, chegar aos 220 mil votos continuará sendo um desafio.

NÚMEROS

Kelps tentou a Prefeitura de Natal em 2020 ficando com 20.190 votos e em quarto lugar, através do vencedor, prefeito reeleito Álvaro Dias (PSDB), de Jean Paul Prates (PT) e do Delegado Leocádio (PSL). Na eleição anterior para a Prefeitura natalense, ele havia tido resultados melhores, tendo sido o segundo mais votado, com 47.576 votos, perdendo apenas para o prefeito reeleito Carlos Eduardo Alves. Em 2018 foi eleito deputado estadual com 33.819 votos, sendo o 11º mais votado.

Os números de Kelps e dos pré-candidatos a federal do Solidariedade mostram que o partido precisa construir uma nominata com densidade eleitoral e ainda trabalhar uma ampliação dos votos de Kelps, o "puxador" de sufrágios do partido. Sob risco de passar longe de uma vaga na Câmara dos Deputados.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.