“Longe de Casa” conta histórias de refugiados waraos em Mossoró
Natal, RN 19 de abr 2024

“Longe de Casa” conta histórias de refugiados waraos em Mossoró

23 de março de 2022
3min
“Longe de Casa” conta histórias de refugiados waraos em Mossoró

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Willian Robson

Mais de 260 mil refugiados venezuelanos vivem hoje no Brasil, muitos deles fugindo da crise social e econômica que impactou o País nos últimos anos. Espalhados por diversos municípios brasileiros, eles tentam refazer a vida e construir um futuro melhor para suas famílias. Entre os venezuelanos, os povos indígenas Warao sentem ainda mais forte as dificuldades de estar longe de sua pátria, expostos ao julgamento e olhares preconceituosos das ruas brasileiras.

Para ouvir as histórias dos refugiados Warao que vivem em Mossoró, os jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita produziram o documentário “Longe de Casa”, um curta-metragem que será lançado no próximo dia 29 de março, às 19h, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem que os participantes possam levar 1 quilo de alimento não-perecível, para doação às famílias Warao.

“Pensamos em produzir esse filme para ouvir o que eles têm a dizer, a reivindicar, e também na tentativa de sensibilizar a sociedade e os poderes públicos a entenderem a necessidade de garantir os direitos constitucionais que estas famílias têm, na condição de refugiados. Eles precisam de atenção e de respeito”, comenta o jornalista e professor da Uern, Esdras Marchezan, um dos diretores e roteirista do filme.

“Ao fazer o documentário nos deparamos com várias situações de degradação da condição humana, que atingem os refugiados, especialmente as dificuldades a moradia, alimentação além do grande preconceito. Com esse trabalho esperamos sensibilizar a sociedade para que possam ter um olhar diferente para essas famílias”, ressalta a jornalista Izaíra Thalita Lima que assina a produção e também a direção do curta.

Os jornalistas Izaíra Thalita e Esdras Marchezan, idealizadores do documentário

LONGE DE CASA

O curta documental é uma realização da Íntegra Comunicação em parceria com o Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN), com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Prefeitura de Mossoró via Secretaria Municipal de Cultura.

A direção, produção e roteiro são dos jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita. Fotografia, imagens e edição de Lu Nascimento, estudante do curso de jornalismo da UERN. Finalização: Elli Cafrê. Fotografia. Sound Design: Gilboy. Still: Renato Gomes. Direção de arte: Antônio Laurindo, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UERN. Para produção do filme, os realizadores contaram com apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – por meio da UERN TV e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.