MDB terá dificuldades para eleger Garibaldi à Câmara Federal
Natal, RN 19 de abr 2024

MDB terá dificuldades para eleger Garibaldi à Câmara Federal

5 de março de 2022
2min
MDB terá dificuldades para eleger Garibaldi à Câmara Federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em tempos de costuras políticas no Rio Grande do Norte, enquanto PT, PDT, PSB, PROS, PV e PC do B pensam em termos de chapa majoritária, federação partidária e ampliação de poder, o MDB amarga uma intrincada e difícil formatação para sobreviver e manter o que já tem atualmente: uma cadeira na Câmara Federal, ocupada por Walter Alves.

O partido é liderado no estado pelo próprio Walter e pelo pai deste, ex-senador Garibaldi Alves, após o rompimento da dupla com o ex-deputado Henrique Eduardo Alves, que vem perdendo ao longo dos anos poder político e prestígio partidário com os sucessivos processos judiciais que é alvo e mesmo com uma prisão, por corrupção, em 2020.

Já se sabe que o MDB não formará federação partidária para as eleições 2022, como foi anunciado pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (SP), e isso gera consequências nos estados onde o partido ainda não conseguiu formar nominatas para a disputa proporcional, caso do Rio Grande do Norte.

O MDB atualmente tem apenas a pré-candidatura de Garibaldi que pretende substituir Walter na Câmara Federal. Este, tentaria Assembleia Legislativa com possível êxito. O problema para o partido é justamente a falta de outros nomes para atingir o quociente eleitoral, estimado em 220 mil votos. Uma possível candidatura de Henrique mais que solucionar o problema, o aumenta, pois o eleitorado dos dois primos é o mesmo. A verdade é que faltam nomes no MDB para servir de "esteira" para Garibaldi.

Sem espaço na chapa majoritária da governadora Fátima Bezerra, sem nomes para o Senado e com dificuldades em montar uma nominata para tentar eleger Garibaldi. Essa é a situação do emedebismo potiguar hoje.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.