TRANSPARÊNCIA

Municípios do RN devem ficar em sobreaviso diante das fortes chuvas nas últimas horas, alerta Cemaden

As últimas horas foram marcadas por fortes chuvas em todo o estado do Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento Meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 74 postos, distribuídos por todo o território potiguar. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta neste sábado, 26, de alto risco de inundações em Baía Formosa e deslizamento de barreiras em Canguaretama.

Diante dos alertas e das previsões para o fim de semana, o Governo do Rio Grande do Norte, em comunicado à imprensa, afirmou que está atuando com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Caern e mantém plantão na Região Metropolitana de Natal e no Seridó para apoiar os municípios.

Há registros de alagamentos em Macaíba, Goianinha e Baía Formosa, todos ligados a sistemas de drenagem que não suportaram a grande quantidade de água.

Na capital potiguar, apesar dos transtornos com alagamento de vários trechos na cidade e a denúncia de invasão da água em casas e lojas, segundo nota da Semdes à imprensa, até o final da manhã deste sábado, “não houve registro de nenhuma ocorrência considerada grave e nenhuma lagoa de captação transbordou”.

A orientação da prefeitura de Natal à população é para “evitar entrar em áreas alagadas, não ficar debaixo de árvores ou de fachadas de lojas e procurar local seguro na hora da chuva”. A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer sinal de risco através do 190.

Alertas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na manhã deste sábado (26), alerta de risco de nível “alto” de alagamentos no município de Baía Formosa. O comunicado do Cemaden aponta a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas. Também aponta a possibilidade de ocorrência de inundação nos córregos e rios que cortam a área urbana do município.

O Cemaden recomenda à Prefeitura as ações previstas no Plano de Contingência Municipal tais como a verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga.

O Centro também identificou a possibilidade de risco “moderado” de inundação às margens do ribeirão Curimataú e seus afluentes no município de Canguaretama. Naquele município há ainda risco moderado de desabamentos de barreiras em dois trechos da RN 269, próximo à rua Gilberto Rodrigues e alagamentos em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.

O Cemaden orienta a tomada das ações de Proteção e Defesa Civil recomendadas pelo CENAD previstas no Plano de Contingência do município e sobreaviso às equipes municipais.

Para receber os alertas da Defesa Civil do RN a população pode se cadastrar através do envio de SMS para o número 40199 informando o CEP. O usuário receberá uma mensagem de confirmação e, a partir daí, passará a receber os alertas de risco no CEP cadastrado.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo