Municípios do RN devem ficar em sobreaviso diante das fortes chuvas nas últimas horas, alerta Cemaden
Natal, RN 19 de abr 2024

Municípios do RN devem ficar em sobreaviso diante das fortes chuvas nas últimas horas, alerta Cemaden

26 de março de 2022
3min
Municípios do RN devem ficar em sobreaviso diante das fortes chuvas nas últimas horas, alerta Cemaden

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As últimas horas foram marcadas por fortes chuvas em todo o estado do Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento Meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 74 postos, distribuídos por todo o território potiguar. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta neste sábado, 26, de alto risco de inundações em Baía Formosa e deslizamento de barreiras em Canguaretama.

Diante dos alertas e das previsões para o fim de semana, o Governo do Rio Grande do Norte, em comunicado à imprensa, afirmou que está atuando com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Caern e mantém plantão na Região Metropolitana de Natal e no Seridó para apoiar os municípios.

Há registros de alagamentos em Macaíba, Goianinha e Baía Formosa, todos ligados a sistemas de drenagem que não suportaram a grande quantidade de água.

Na capital potiguar, apesar dos transtornos com alagamento de vários trechos na cidade e a denúncia de invasão da água em casas e lojas, segundo nota da Semdes à imprensa, até o final da manhã deste sábado, “não houve registro de nenhuma ocorrência considerada grave e nenhuma lagoa de captação transbordou”.

A orientação da prefeitura de Natal à população é para “evitar entrar em áreas alagadas, não ficar debaixo de árvores ou de fachadas de lojas e procurar local seguro na hora da chuva”. A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer sinal de risco através do 190.

Alertas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na manhã deste sábado (26), alerta de risco de nível "alto" de alagamentos no município de Baía Formosa. O comunicado do Cemaden aponta a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas. Também aponta a possibilidade de ocorrência de inundação nos córregos e rios que cortam a área urbana do município.

O Cemaden recomenda à Prefeitura as ações previstas no Plano de Contingência Municipal tais como a verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga.

O Centro também identificou a possibilidade de risco "moderado" de inundação às margens do ribeirão Curimataú e seus afluentes no município de Canguaretama. Naquele município há ainda risco moderado de desabamentos de barreiras em dois trechos da RN 269, próximo à rua Gilberto Rodrigues e alagamentos em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.

O Cemaden orienta a tomada das ações de Proteção e Defesa Civil recomendadas pelo CENAD previstas no Plano de Contingência do município e sobreaviso às equipes municipais.

Para receber os alertas da Defesa Civil do RN a população pode se cadastrar através do envio de SMS para o número 40199 informando o CEP. O usuário receberá uma mensagem de confirmação e, a partir daí, passará a receber os alertas de risco no CEP cadastrado.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.