Os servidores da Administração Pública do Município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, foram liberados do expediente na manhã desta quarta-feira (30), para o evento do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que inaugurou estação de trem, no bairro Cajupiranga.
Em nota, a Prefeitura de Parnamirim confirmou que o horário foi modificado em virtude da visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade. “Este foi um evento de comoção popular que modificou o trânsito e a rotina do município, fator que prejudicaria o deslocamento da população aos órgãos públicos da administração municipal. Os serviços essenciais não foram modificados, funcionaram em seu horário normal”, diz o comunicado.
A medida foi instituída pelo prefeito Rosano Taveira (Republicanos) no decreto Nº 6.741, de 29 de março de 2022 e publicado nesta quarta. De acordo com o texto, o horário expediente é alterado para o período entre 13h e 18h, em caráter excepcional e temporário.
Entre as 15h e as 17h, a equipe de reportagem tentou contato por meio de 12 números de telefone e diferentes órgãos. Apenas na Secretaria de Tributação o telefone foi atendido.
A modificação, de acordo com o decreto, só não é válido para os serviços considerados essenciais, que devem seguir sua escala normal de trabalho.
Durante a manhã, o prefeito subiu ao palanque do presidente junto com os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Fábio Faria (Comunicações), João Roma (Cidadania) e Ciro Nogueira (Casa Civil), além de outros políticos locais.
O perfil da Prefeitura de Parnamirim no Instagram agradeceu a presença da população. Em uma das imagens, um homem e uma mulher vestidos de verde e amarelo seguram um cartaz em que está escrito o slogan da campanha de Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” abaixo de “Mito 38”, número que seria usado pelo partido idealizado por Bolsonaro e que não teve adesão suficiente para ser criado, denominado Aliança pelo Brasil.
Essa foi a segunda visita de Bolsonaro ao estado só em 2022. Em fevereiro, ele participou de solenidade em alusão à chegada da transposição do Rio São Francisco, mesmo sem água, e foi até as obras da barragem de Oiticica.
Desta vez, Bolsonaro participou de uma pequena motociata, andou a cavalo com aliados e inaugurou a estação para veículo leve sobre trilhos (VLT) Cajupiranga, que integra a Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e a conclusão das obras do Trecho I da linha da região.