Presidente do Ipern cita divergência entre TCE e Justiça para justificar pagamentos a aposentados questionados pela Corte de Contas
Natal, RN 28 de mar 2024

Presidente do Ipern cita divergência entre TCE e Justiça para justificar pagamentos a aposentados questionados pela Corte de Contas

28 de março de 2022
Presidente do Ipern cita divergência entre TCE e Justiça para justificar pagamentos a aposentados questionados pela Corte de Contas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) condenou o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do RN, Nereu Linhares, a ressarcir ao erário valores relativos a aposentadorias de servidores estaduais da Saúde que teriam sido pagos de forma irregular, em descumprimento a decisões anteriores da Corte de Contas. Nereu, por sua vez, conta que a ordem diz respeito à retirada de adicionais, como noturno e de insalubridade, incorporados a aposentadorias de 2014 que o Tribunal de Justiça emitiu duas decisões divergentes.

Segundo o voto do relator, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, que foi aprovado, à unanimidade, na sessão do Pleno de 23 de março, o montante a ser ressarcido pelo presidente do Ipern deverá ser apurado pela equipe técnica da Diretoria de Atos de Pessoal. Nereu Linhares foi multado em R$ 1 mil em cada um dos 10 processos julgados na sessão relativos ao descumprimento de decisões do TCE, por parte do Ipern. Além disso, foi determinado, após o trânsito em julgado, o desconto na folha de pagamento de Nereu Linhares, da referida multa, em caso de não recolhimento espontâneo.

De acordo com Nereu Linhares, até 2014, o Estado tinha normas que permitiam incorporar parcelas remuneratórias de caráter temporário a aposentadorias. Aqueles que recebiam essas vantagens tinham valores equivalentes descontados para a contribuição previdenciária. A mudança, a nível nacional, ocorreu com a Emenda Constitucional nº103, de 2019.

Já o TCE, aponta que o Ipern vem descumprindo as decisões, há mais de um ano. A avaliação inicial do Tribunal de Contas é de 2021. Na época, o sindicato dos servidores da saúde entrou com uma ação judicial contra a medida e obteve uma liminar favorável.

“Fui intimado dessa decisão para abstenção do desconto. A liminar suspendia os efeitos da decisão do TCE, ou seja, a ordem era para não mexer no contracheque do povo”, explica o presidente do Ipern.

Segundo ele, depois disso, o governo recorreu, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, mas perdeu em decisão da segunda instância, na 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, publicada em janeiro; enquanto o Tribunal de Contas também recorreu da decisão da primeira instância e saiu vitorioso em decisão da 3ª Câmara do TJRN em fevereiro, porém, o Ipern nunca foi intimado desse agravo.

“Temos cerca de 2 mil servidores nessa situação. Essas gratificações representam em torno de 40 e 60% da aposentadoria deles. Diante dessa divergência, eu não podia meter a caneta e colocar 2 mil pais e mães de família para ganhar a metade do que estavam ganhando. Eu vou cumprir o que? Qual das duas decisões é válida? A decisão claríssima em primeira instância diz que eu não posso mexer”, aponta.

Com base no resultado de ações paralelas a essa, acredita que o resultado será a favor dos aposentados: “O Tribunal de Justiça reiteradamente tem decidido pela manutenção. Temos casos em que a gente já tirou, de pessoas da saúde mesmo ou de outras secretarias, e mandaram voltar. Qualquer decisão, seja qual for, eu vou cumprir. Desde que a determinação seja objetiva. Precisamos que haja uniformização da decisão”, garante.

“Enquanto essa decisão não chega, acho que é mais um fato político do que qualquer outra coisa, porque na parte técnica está um imbróglio criado por decisões antagônicas de mesmo peso”, diz Nereu Linhares.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.