Regina Sousa vai assumir governo do Piauí e fará companhia a Fátima Bezerra como as únicas governadoras do país
Natal, RN 25 de abr 2024

Regina Sousa vai assumir governo do Piauí e fará companhia a Fátima Bezerra como as únicas governadoras do país

18 de março de 2022
2min
Regina Sousa vai assumir governo do Piauí e fará companhia a Fátima Bezerra como as únicas governadoras do país

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dos 27 Estados brasileiros (contando com o Distrito Federal) apenas um é governado por uma mulher. Trata-se de Fátima Bezerra (PT), professora, eleita governadora do Rio Grande do Norte em 2018 após ter sido senadora, deputada federal e deputada estadual. Mas, a partir de 31 de março este quadro vai mudar, com a posse da atual vice-governadora do estado do Piauí, Regina Sousa (PT).

Ela vai assumir o governo por nove meses pois o atual governador, Wellington Dias (PT), vai renunciar para concorrer ao Senado este ano. Regina será a primeira mulher a governar o Estado do Piauí. A cerimônia de posse já foi marcada pelo Governo e acontecerá no dia 31 de março, às 9h30.

QUEM É

Mulher, negra e de origem humilde, a atual vice-governadora Regina Sousa foi eleita em 2018 a terceira melhor senadora do ano pelo Prêmio Congresso em Foco. Ela foi a primeira mulher senadora pelo Piauí. E também em 2018, foi eleita vice-governadora do Estado na chapa de Wellington Dias. No Senado, participou das Comissões Técnicas que discutiam esses assuntos no Senado Federal, onde presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente estadual e membro da direção nacional. Começou a militância sindical em 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela Universidade Federal do Piauí. Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983, quando mergulhou na atividade sindical. Tornou-se presidenta do PT do Piauí , o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou as campanhas vitoriosas de Lula e Wellington Dias, em cujo governo tornou-se secretária de Administração exercendo o cargo nos dois mandatos de Wellington à frente do Executivo Estadual. Defende o empoderamento das mulheres como fundamental para a mudança política no país. Como também dar uma atenção especial às chamadas populações invisíveis (populações de rua).

IZOLDA CELA, NO CEARÁ

Existe uma grande possibilidade do Brasil ter uma terceira governadora a partir de abril. Trata-se de Izolda Cela (PDT), vice-governadora do Ceará, que assume o Governo se o titular Camilo Santana (PT) se desincompatibilizar para disputar o Senado. Mas Camilo não oficializou a saída, embora no mundo político cearense isso seja visto como provável.

Natural de Sobral, Izolda tem 61 anos. É professora de carreira, além de psicóloga. Ocupa o cargo de vice-governadora desde 2015, na eleição vencida por Camilo. Antes, foi titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na gestão do governador Cid Gomes. É casada com Vevéu Arruda, ex-prefeito de Sobral.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.