Servidores da UERN conquistam novos planos de cargos, carreiras e remuneração
Natal, RN 29 de mar 2024

Servidores da UERN conquistam novos planos de cargos, carreiras e remuneração

25 de março de 2022
3min
Servidores da UERN conquistam novos planos de cargos, carreiras e remuneração

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Mais do que um plano, é estabilidade, autoestima, valorização e incentivo. É respeito”. Foi dessa forma que a governadora Fátima Bezerra definiu as leis sancionadas na quinta-feira (24) dos planos de cargos, carreiras e remuneração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Os planos foram elaborados por comissões próprias, compostas por representantes da reitoria, sindicatos e Governo do Estado. Os servidores da Universidade estavam com os salários congelados há mais de uma década, e os PCCRs não implicarão em impacto financeiro para o Estado. Os valores para a implantação já estão previstos no percentual repassado para a Universidade com a autonomia financeira, conquistada em dezembro de 2021.

“Mais um dia histórico para nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Celebramos nos últimos meses diversas conquistas. Nossa comunidade universitária está muito feliz, e nós só temos a agradecer à governadora, Fátima Bezerra, por fazer um governo popular que entende a importância da universidade do RN para o desenvolvimento do Estado”, avaliou a reitora da Uern, Cicília Maia.

Para o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Neto Vale, as conquistas foram frutos de muitos anos de luta, mas também do perfil do atual governo. “O que faltava era um governo sensível com essa luta de anos”, pontuou.

“Depois da autonomia e graças a ela, resultado de um trabalho coordenado entre UERN, Governo e Assembleia Legislativa, vivemos mais esse momento histórico para nós que fazemos essa Universidade”, comemorou o presidente do sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), Francisco Elineudo.

Uern mais forte

A sanção das leis dos planos se soma a outras ações desenvolvidas pelo Governo do RN no sentido de fortalecer a educação superior no estado e garantir direitos. Em dezembro de 2021, marcando a celebração de 53 anos da Universidade, a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei Estadual nº 10.998/21, que extingue a lista tríplice na Uern, uma reivindicação histórica de professores, estudantes e servidores técnicos.

A ação oferece à instituição a autonomia da gestão, o que garante que a decisão da comunidade acadêmica seja respeitada, independente da orientação política do reitor ou da reitora eleitos.

O governo também sancionou a Lei 11.045/2021, que concedeu a autonomia financeira e patrimonial da Uern. Com isso, a instituição passou a contar com autonomia plena.

Conclusão do Campus da Uern em Natal

O Governo do RN já concluiu a reforma e ampliação do Campus da Uern em Natal. A obra teve início em 2009. Foi paralisada duas vezes e retomada em fevereiro de 2019.

Atualmente, o campus de Natal possui cerca de 1.200 alunos regularmente matriculados em cinco cursos de graduação (Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia, Turismo, Direito e Ciências da Religião). Com o novo prédio, a Uern passará a ter capacidade para acomodar 3 mil estudantes, em suas atividades de ensino e pesquisa, na capital.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.