Áudio: Aluno se recusa a usar máscara contra covid-19 e aula é suspensa em curso da UFRN
Natal, RN 24 de abr 2024

Áudio: Aluno se recusa a usar máscara contra covid-19 e aula é suspensa em curso da UFRN

8 de abril de 2022
3min
Áudio: Aluno se recusa a usar máscara contra covid-19 e aula é suspensa em curso da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A aula da disciplina de Comunicação Integrada, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terminou mais cedo no campus central, localizado em Natal (RN), na noite desta quinta (07), quando um dos alunos decidiu que não usaria a máscara de proteção individual contra a covid-19, obrigatória nas dependências físicas da instituição.

Diante do pedido do professor Daniel Dantas para que coloque a máscara, o aluno alega que “a UFRN não é outro país” e diz que o decreto do município e do estado já liberaram seu uso em locais abertos e fechados. O professor, no entanto, esclarece que o item continua sendo obrigatório na universidade, que tem autonomia para definir suas próprias regras, e pede que o aluno coloque a máscara.

Parte da discussão foi gravada pelos próprios estudantes. Os demais alunos também tentam convencer o colega e afirmam que ele está sendo egoísta por atrapalhar a aula e os demais estudantes. Mesmo assim, o aluno insiste em não colocar a máscara.

Apesar da discussão ter ocorrido sem maiores exaltações, o serviço de segurança patrimonial da UFRN foi chamado por um dos alunos presentes, mas o professor achou melhor encerrar a aula e comunicar o ocorrido à chefia do departamento de Comunicação Social, ao qual o curso de jornalismo está vinculado. Depois do ocorrido, o professor contou à agência Saiba Mais que chegou a receber ameaças de morte em grupos de whatsapp de alunos.

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara pelos decretos municipal e estadual em Natal e demais municípios do RN, ela continua sendo obrigatória nas instalações físicas da UFRN, de acordo com a Instrução Normativa nº 008/2022 da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), publicada no dia 02 de fevereiro de 2022.

Em nota, a Reitoria da UFRN comunicou que a universidade tem autonomia para decidir sobre as medidas a serem adotadas para o retorno presencial das aulas e que a mudança do protocolo ainda depende de uma nova consulta ao comitê científico da universidade. Confira a nota:

"O Supremo Tribunal Federal reconheceu que as universidades federais têm autonomia para decidir sobre medidas a serem adotadas para as atividades presenciais. O Protocolo de Biossegurança da UFRN, que está na terceira versão, prevê o uso de máscaras e passaporte vacinal. Logo que foi publicado o decreto do Governo do Estado do RN, que faculta o uso de máscaras de proteção facial, o Comitê COVID-19 da UFRN foi consultado. Uma nova atualização do Protocolo dependerá de posicionamento do Comitê".

Ouça os áudios:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.