Após ataques e mais preconceito, artistas defendem criação do Dia Estadual do Brega no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Após ataques e mais preconceito, artistas defendem criação do Dia Estadual do Brega no RN

27 de abril de 2022
4min
Após ataques e mais preconceito, artistas defendem criação do Dia Estadual do Brega no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte deu ao Brasil vários dos principais artistas românticos que embalaram os sonhos e as desilusões de solteiros e casados estrada afora. Carlos Alexandre, Gilliard, Fernando Luiz, Carlos André, Bartô Galeno e Messias Paraguai são apenas alguns dos nomes que costumavam frequentar, nos anos 1980, programas de auditório na TV e que também ocuparam por várias semanas os primeiros lugares das “paradas de sucesso” nas rádios AM e FM do país.

Nada mais justo que uma homenagem institucional no calendário potiguar celebrando o gênero que também ficou conhecido como “brega”, uma tentativa de menosprezo aos artistas populares, mas que ganhou outra conotação tamanho o sucesso desse segmento.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) entendeu a importância da iniciativa e propôs um projeto de lei que oficializa o Dia Estadual do Brega no Rio Grande do Norte. A proposta recebeu críticas de blogueiros que servem de ressonância da elite – essa sim - cafona potiguar. Após os ataques, vários artistas se mobilizaram e defenderam a data que, pelo PL, será celebrado em 1º de junho, data do aniversário de Pedro Soares Bezerra, que ficou conhecido nacionalmente como Carlos Alexandre, autor de clássicos como Feiticeira, Ciganinha, Arma de Vingança, Canção do Paralítico, Índia, Queria Eu, entre outras pérolas. A expectativa é de que a proposta vá a plenário e seja votada nos próximos dias.

“Buscamos fazer justiça aos tantos amantes desse gênero musical – compositores, intérpretes, músicos e apreciadores. Esse é um dos estilos de maior relevância no Brasil e a definição do dia 1º de junho é porque um dos mais emblemáticos nomes do País, o maior artista do gênero que o Rio Grande do Norte já teve, o cantor Carlos Alexandre, nasceu neste referido dia no ano de 1957. Uma data como essa pode trazer muitos benefícios para quem vive do brega e pode até ser contemplado, em futuro próximo, com editais públicos para grandes eventos com essa temática. Essa iniciativa busca ampliar sua relevância para quem vive da música popular no RN e luta pela devida valorização desse estilo musical”, explicou o parlamentar.

Filho do músico, o também cantor Carlos Alexandre Junior convocou os norte-riograndenses a valorizarem a música brega.

“Meu pai, Carlos Alexandre, fez música em homenagem a Natal. E eu como intérprete e herdeiro da música popular do meu pai, também estou junto dos músicos populares e artistas que vivem do brega e defendo a luta em prol dessa causa. Diga não ao preconceito à música popular do RN. Conto com todos para nos apoiarem para a criação do Dia Estadual do Brega”.

Artistas rebatem preconceito

Fernando Luiz e Carlos Alexandre / foto: arquivo da família

A ideia de celebrar a data foi do cantor e compositor Fernando Luiz, um verdadeiro militante em defesa dos artistas populares:

“Sou a favor desse projeto e contra o preconceito aos artistas populares do nosso Rio Grande do Norte”.

Paraibano de nascimento, mas criado em Mossoró, o músico Bartô Galeno também se declarou favorável à data:

“Sou a favor da criação do Dia pela valorização dos nossos artistas. Diga não ao preconceito a nós, artistas populares”, disse, seguido também por Messias Paraguai:

“Sou a favor da criação do Dia do Brega em valorização ao artista potiguar. Vamos todos abraçar essa ideia”, afirmou.

Conhecido como o “pistoleiro do amor”, José Orlando também encorpou o coro em defesa do gênero romântico e da valorização do artista:

“A música brega é a verdadeira música brasileira que fala de sentimentos e do coração das pessoas. Meu coração é brega com orgulho”.

De outra geração, mas amante da música romântica, Yrahn Barreto detonou o preconceito e exaltou o projeto de lei.

“Sou a favor da criação desta data, pela valorização dos artistas românticos do nosso estado. Digo não ao preconceito aos artistas populares e românticos desse lugar maravilhoso que é o nosso estado”, disse.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.