Campanha Despejo Zero exige que prefeitura de Natal cumpra lei e suspenda remoções
Natal, RN 29 de mar 2024

Campanha Despejo Zero exige que prefeitura de Natal cumpra lei e suspenda remoções

16 de abril de 2022
6min
Campanha Despejo Zero exige que prefeitura de Natal cumpra lei e suspenda remoções

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um documento assinado por diversas entidades que formam a Campanha Despejo Zero foi enviado à Prefeitura de Natal no sentido de pedir a suspensão de despejos e remoções que a municipalidade vem fazendo em diversas áreas de Natal. No documento, constam denúncias de remoções na Ocupação Maria Lúcia Santos, no Viaduto do Baldo; na área conhecida como Suvaco da Cobra, próxima ao Paço da Pátria e no antigo INSS, na Ribeira.

Segundo o documento, "a denúncia informa que todas as pessoas removidas, tiveram seus pertences apreendidos pela Prefeitura Municipal de Natal. Em virtude do acontecido, as pessoas em situação de rua que moram sob o viaduto fizeram um protesto em frente à Prefeitura de Natal contra a ausência de políticas públicas para o setor e, nesse momento, foram surpreendidas com mais uma remoção no Viaduto do Baldo, agora de cerca de 15 famílias. Segundo ainda a denúncia, agora a Prefeitura está erguendo um tapume para evitar que o pessoal retorne para o viaduto", registra, se referindo aos fatos registrados no domingo (10) e na terça-feira (12) quando as pessoas que vivem na Ocupação Maria Lúcia Santos, no Viaduto do Baldo, no Suvaco da Cobra e na Ribeira, tiveram os pertences jogados no lixo pela Prefeitura de Natal.  Na ocasião, Vanilson Torres, que coordena o Movimento Nacional População de Rua (MNPR) denunciou que "as viaturas da Guarda Municipal colocaram tapumes para que a gente não fique no local, mas essas pessoas não têm para onde ir. Nós estamos indignados com essa situação porque, além de tudo, o município de Natal não garantiu nenhum encaminhamento, seja de abrigamento, de aluguel social ou outra política que garanta a proteção dessa população".

No pedido da Campanha Despejo Zero, o texto também assinala que "nesse sentido, estamos apresentando o presente pedido de providências, no propósito de garantir a VIDA e a DIGNIDADE HUMANA dos atingidos por essa REMOÇÃO EM MEIO À PANDEMIA, sem que seja garantido qualquer tipo de alternativa habitacional ou assistência social às famílias despejadas. Sobre esse aspecto é importante dizer que o Plano de Resposta da ONUHABITAT ao Covid-19 11 aponta que a Pandemia atinge mais de 1.430 cidades em 210 países, sendo 95% dos casos nos centros urbanos. O documento afirma que o impacto da crise será mais devastador nas áreas pobres e adensadas dos centros urbanos, em especial para as favelas e assentamentos informais".

"A Rede Nacional de Conselhos de Direitos Humanos, que reúne Conselhos de Direitos Humanos de todo o território nacional, pelos Conselhos signatários, tendo em conta o Pacto Nacional de Conselhos de Direitos Humanos, por meio da RECOMENDAÇÃO CONJUNTA No 01/2020, também recomendou ao Poder Judiciário, a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções determinadas em processos judiciais, pois os processos de remoção, além de gerar deslocamentos de famílias e pessoas que foram impactadas, também as obrigam a entrar em situações de maior precariedade e exposição ao vírus, como compartilhar habitação com outras famílias e, em casos extremos, a morarem na rua", relata o documento.

GARANTIDA ALTERNATIVA HABITACIONAL

No fim, a campanha pede explicitamente que as remoções sejam suspensas: "Com PRORROGAÇÃO DA CAUTELAR, desta vez até o dia 30 de junho de 2022, portanto, os despejos foram suspensos no Brasil. Como se vê, os DESPEJOS ESTÃO SUSPENSOS NA PANDEMIA e a ação da Prefeitura Municipal violou determinação da decisão emanada nos autos da ADPF 828 DO STF. PROVIDÊNCIAS: a) SEJAM, de modo IMEDIATO, SUSPENSAS as desocupações administrativas contra a população em situação de rua do Viaduto do Baldo, Suvaco da Cobra e Ocupação do INSS e/ou o recolhimento de seus pertences; b) SEJA GARANTIDA ALTERNATIVA HABITACIONAL PARA AS PESSOAS despejadas e que haja restituição de TODOS OS SEUS PERTENCES; c) Seja montada uma MESA DE NEGOCIAÇÕES, com representantes dos movimentos sociais de luta por moradia, representantes das pessoas em situação de rua".

A lei nº 14.216/2021, de autoria da deputada federal Natália Bonavides (PT), proíbe ações de despejos até junho de 2022 de ocupações que tenham sido iniciadas até o início da pandemia do novo corona vírus, em 20 de março de 2020.

PREFEITO NÃO SE PRONUNCIA

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que vem sendo bastante criticado por estimular despejos e remoções urbanas em pleno período de pandemia e crise econômica, não se pronunciou sobre o assunto e sobre o documento. A Campanha é nacional e formada por diversas entidades. No Rio Grande do Norte, o documento foi subscrito pela Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Seccional da OAB-RN, Motyrum UFRN.

As Entidades que integram a campanha Despejo Zero são:

Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino
Núcleo de Assessoria Jurídica Popular- NAJUP
Coletivo de Advogados Populares CAP
UNIÃO NACIONAL DE MORADIA POPULAR - UNMP
Central dos Movimentos Populares – CMP
União dos Movimento de Moradia – UMM
Movimento Nacional de Luta por Moradia
CONAM
MLB
Movimento dos Atingidos por Barreiras – MAB
MST
MTST
Frente de Luta por Moradia
Movimento de Moradia e Luta por Justiça
Movimento Nacional da População de Rua – MNPR
Instituto Pólis
BrCidades
Observatório de Remoções
Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU
Fórum de Trabalho Social / CRESS
CDES DIREITOS HUMANOS
Terra de Direitos
CEBES
Habitat para a Humanidade Brasil
Fórum Nacional de Reforma Urbana
Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns” da PUC-SP
Núcleo Recife do Cebes (CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE)
LabJUTA UFABC
Escola Popular de Planejamento da Cidade – Fronteira Trinacional Brasil – Argentina –
Paraguai
União Nacional de Trabalhadoras/es Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil –
UNICAB
Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD)
Coalizão Negra / UNEAFRO Brasil
Rede Rua
Grupo de Pesquisa Territórios em Resistência
Aliança Internacional dos Habitantes – IAH
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
ONDAS – Observatório Nacional das Águas
União Nacional do Amazonas
Labá
LabCidade FAUUSP
Frente de Advogados pela Democracia – Ribeirão Preto – SP
CRESS/SP
CEBES Goiânia
Observatório de Conflitos Fundiários do Instituto das Cidades – Unifesp
Campanha Periferia Viva Pernambuco
Rede Nacional dos Advogados Populares – RENAP
Conselho Estadual em Defesa da Pessoa Humana – CONDEPE – SP
Observatório das Metrópoles
Rede Contra Remoções do ABC
Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS do Estado de São Paulo
MSTC (Movimento Sem Teto do Centro)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.