Casal de médicos e deputados do RN têm canal excluído do youtube por divulgar desinformação sobre covid-19
Natal, RN 25 de abr 2024

Casal de médicos e deputados do RN têm canal excluído do youtube por divulgar desinformação sobre covid-19

6 de abril de 2022
3min
Casal de médicos e deputados do RN têm canal excluído do youtube por divulgar desinformação sobre covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O casal de médicos do Rio Grande do Norte, Albert Dickson e Carla Dickson, tiveram a conta do youtube excluída depois de continuadas infrações às regras da plataforma. Albert (PROS), que é deputado estadual, e Carla, deputada federal (PROS), foram notificados 16 vezes em menos de um ano por causa da divulgação de desinformação sobre a covid-19. Pelo menos quatro infrações foram cometidas apenas em 2022, segundo a empresa especializada em análise de dados NoveloData.

Com 214 K (214 mil) de assinantes no canal, Albert e Carla se notabilizaram pela divulgação de tratamento sem eficácia para a covid-19. O médico chegou a “trocar” inscrições no canal por receita médica para o que ele chama de “tratamento precoce” para a covid-19. Um coquetel de medicamentos, entre os quais está a ivermectina, remédio usado no tratamento de piolhos, sarnas e verme. Na época, Albert negou que a inscrição no canal para ter acesso à receita fosse obrigatória.

As punições ao canal começaram em junho de 2021, sendo que cinco delas ocorreram no período em que o Youtube estava ajustando as regras internas por causa do grande volume de desinformação que estava sendo divulgada através da plataforma. Pelas regras atuais, três advertências e 3 punições num período menor do que 90 dias, resultam em exclusão do canal. Foi o que aconteceu com o casal, que teve uma punição em janeiro, outra em fevereiro e mais duas em março deste ano.

Imagem: reprodução Guilherme Felitti/ Novelodata

O Canal

O canal do YouTube “Carla e Albert Dickson” foi criado em 2017. Naquele ano, foram dois vídeos publicados, seguidos por um hiato de três anos. A movimentação começou mesmo em 2020. Em janeiro, o casal publicou um vídeo sobre “como evitar o câncer”, que lhe rendeu 1.500 visualizações.

Em fevereiro, fizeram a primeira “live” (vídeo transmitindo ao vivo) sobre o coronavírus, com 6 mil visualizações. No vídeo, dão sugestões de como melhorar a imunidade porque “as pessoas que foram mortas na China tinham imunidade baixa” (não há comprovação científica alguma disso).

O grande salto do canal se deu com a publicação de um vídeo sobre ivermectina em abril de 2020, que angariou 55 mil visualizações.

“Novidades dessa medicação misteriosa que está sendo uma grande aliada no combate ao coronavírus no mundo”, diz a descrição do vídeo.

O vídeo termina com Dickson anunciando o número de seu celular, dizendo fornecer “telemedicina de forma gratuita” para quem entrar em contato com ele.

A partir daí, os vídeos começam a ter mais de 100 mil visualizações e, em um caso, 200 mil, sempre divulgando o número de celular de Dickson no final do vídeo e pedindo uma captura de tela como prova de inscrição no canal para receber o atendimento gratuito.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.