Com desprezo a Fábio Dantas e “apoio” a não-candidatos, Álvaro Dias insinua composição com Fátima
Natal, RN 28 de mar 2024

Com desprezo a Fábio Dantas e "apoio" a não-candidatos, Álvaro Dias insinua composição com Fátima

14 de abril de 2022
3min
Com desprezo a Fábio Dantas e

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), vem negando sistematicamente apoio a uma possível pré-candidatura do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), que atualmente é o preferido do ex-ministro Rogério Marinho (PL) para ser o candidato de oposição e enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT). A posição de Álvaro não apenas surpreendeu os líderes da oposição como deu margem para que se entenda que o prefeito da capital está reconstruindo seus caminhos político-eleitorais.

Álvaro vem há anos fazendo oposição acirrada a Fátima, inclusive sendo cotado para ser pré-candidato ao Governo do Estado em oposição à petista. Contudo, a migração do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) para um acordo com Fátima e ser o pré-candidato ao Senado na chapa da situação, atrapalhou os planos de Álvaro. O prefeito teria poucas condições de viabilizar sua pré-candidatura sem apoio do pedetista, até porque a vice-prefeita Aila Cortez (PDT) é ligada a Carlos.

Contudo, ainda "surfando" na oposição a Fátima e aos conflitos com as políticas do Governo do Estado durante a pandemia que lhe aproximaram no negacionismo bolsonarista, Álvaro mostrou proximidade com o ex-ministro Álvaro Dias e parecia nome certo no palanque que Marinho queria montar.

Porém, o pragmatismo de Álvaro fez com que visse que a oposição possivelmente não conseguirá lançar um nome competitivo, após diversos balões de ensaio como os deputados Benes Leocádio, Tomba e Carla Dickson e um candidatos dos sonhos que jamais admitiu candidatura, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB, presidente da ALRN que mantém a parceria com Fátima. O prefeito de Natal, portanto, vem se dedicando nas últimas semanas a rejeitar a possível pré-candidatura de Fábio Dantas.

Mais que isso. Álvaro nas entrevistas recentes "lançou" como possíveis candidatos nomes que já negaram qualquer possibilidade disso acontecer: o presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, o ex-deputado federal Felipe Maia e o ex-senador José Agripino, os três do recém-criado União Brasil. Oferecendo apoio para quem não quer ser candidato, Álvaro cria um "álibi" para si próprio e para a oposição no sentido que em termos de narrativa ficará registrado que ele sugeriu nomes e disponibilizou apoio.

De posse da narrativa que tentou viabilizar nomes para a oposição e que não teve culpa de nenhum nome competitivo ter surgido, Álvaro, apesar de ter declarado voto em Rogério Marinho para o Senado, pode ensaiar diálogo com Carlos Eduardo, o que não seria nenhuma surpresa, já que foram aliados e companheiros de chapa e, a partir do pedetista, o prefeito de Natal construir pontes com Fátima Bezerra.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.