Concurso fotográfico tem como tema unidades de conservação estaduais do RN
Natal, RN 24 de abr 2024

Concurso fotográfico tem como tema unidades de conservação estaduais do RN

13 de abril de 2022
3min
Concurso fotográfico tem como tema unidades de conservação estaduais do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, junto ao Programa Museal Jornada no Bosque, lançaram nesta semana o Edital do “Concurso Jornada Fotográfica: A Natureza viva em você”. Os interessados têm até 1º de maio para inscrever fotografias legendadas, com a temática ambiental nas Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Norte.

O objetivo é captar diferentes olhares sobre a natureza presente nas Unidades de Conservação, fomentar a aproximação e o fortalecimento de laços e memórias afetivas com o patrimônio natural do RN, além de incentivar a produção contemporânea da fotografia.

O concurso é aberto à comunidade, não sendo permitido vínculo com as instituições responsáveis. Cada candidato pode inscrever apenas uma imagem em cada categoria: “UCs em foco” e “EuNatureza”. A primeira contempla fotografias que apresentem a biodiversidade local ou a interação do ser humano com o ambiente nas Unidades de Conservação Estaduais; e a última, contempla obras de fotoperformance que apresentem a relação do artista com a natureza que compõe exclusivamente a biodiversidade das Unidades de Conservação Estaduais.

Seleção e premiação

As imagens serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por profissionais da fotografia e do meio ambiente, através dos critérios de impacto visual, originalidade e domínio. A premiação final ocorrerá em 5 de junho de 2022, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

As fotos podem ser profissionais ou amadoras, e passarão por duas votações; comissão avaliadora e voto popular. Serão premiadas as cinco melhores fotografias de cada categoria, cumprindo os requisitos estabelecidos.

Os autores das melhores fotografias de cada categoria receberão as seguintes premiações:
1º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na Pousada Toca da Coruja em Pipa (APA Bonfim-Guaraíra);
2º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na pousada do Élio, em Guamaré, e trilha aquática no Rio Tubarão com direito a caiaque e a stand up paddle (RDS Estadual Ponta do Tubarão);
3º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Maracajaú (APA dos Recifes de Corais);
4º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Rio do Fogo (APA dos Recifes de Corais);
5º lugar: Um passeio de buggy com acompanhante nas dunas de Jenipabu (APA Jenipabu).

Leia o edital completo no site do Idema.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.