Convite a MDB para chapa de Fátima Bezerra é tentativa de atrair apoio da sigla a Lula já no 1º turno
Natal, RN 18 de abr 2024

Convite a MDB para chapa de Fátima Bezerra é tentativa de atrair apoio da sigla a Lula já no 1º turno

29 de abril de 2022
3min
Convite a MDB para chapa de Fátima Bezerra é tentativa de atrair apoio da sigla a Lula já no 1º turno

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A fotografia divulgada quarta-feira à noite em que o ex-presidente Lula aparece segurando as mãos da governadora Fátima Bezerra (PT) e do deputado federal Walter Alves (MDB) não foi registrada apenas para mandar um recado ao Rio Grande do Norte sobre a chapa que tentará reeleger a atual chefe do Executivo potiguar.

O convite ao parlamentar, filho do ex-senador Garibaldi Alves, é uma tentativa pública de consolidar o apoio do MDB à candidatura de Lula à presidência da República já no 1º turno. Para tanto, sobrou para o PCdoB, do vice-governador Antenor Roberto, que corre o risco de ficar até sem a primeira suplência para o Senado.

Uma ala da sigla, especialmente na região Nordeste, tem manifestado há alguns meses a preferência por essa parceria. Outro grupo de mdebistas ainda busca alavancar a candidatura da senadora Simone Tebet, que concorre com outros nomes a unificar a chamada “terceira via”, nome dado pela imprensa ao candidato ou candidata que busca viabilidade eleitoral para se contrapor a Lula e Bolsonaro. Atualmente, o menos longe dos dois é Ciro Gomes (PDT), mas ainda assim, segundo as pesquisas de intenção de voto, sem ameaçar ainda a polarização.

Ao broadcast Político, do grupo Uol, Garibaldi Alves indicou a preferência por Lula no 1º turno. Segundo o portal, o ex-ministro da Previdência Social no governo Dilma é um dos principais defensores do apoio ao PT:

"Estamos diante da possibilidade de não poder cerrar fileiras em torno do nome da senadora Simone, por quem temos grande admiração. A conjuntura local deverá nos levar a outra posição política”, afirmou.

Na quinta-feira, em entrevista à Agência Saiba Mais, o chefe da Casa Civil do Governo do Rio Grande do Norte Raimundo Alves afirmou que, mais importante do que a divulgação oficial da chapa completa encabeçada por Fátima Bezerra, é a vontade política dos atores envolvidos, o que inclui o trio Lula, Fátima e Walter:

“Entendo que a proposta de chapa está feita. Evidentemente agora deverá passar pelo crivo das direções dos partidos e tudo vai acontecendo até às convenções. A principal mensagem é que tem mais forças políticas, como MDB e PDT, além dos partidos e lideranças políticas que já compõem o governo, que avaliam o que está sendo feito no Rio Grande do Norte pelo governo da Professora Fátima e que acreditam que esse projeto precisa ser renovado”, disse.

Ainda não há data para que a chapa completa, que ainda deve contar com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) como candidato ao Senado, será oficializada. Provocados por jornalistas, Fátima e Walter não se pronunciaram sobre a dobradinha.

Por enquanto, uma imagem vale mais do que mil palavras.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.