Deputado propõe que o “Queijo de Manteiga” seja Patrimônio do RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Deputado propõe que o “Queijo de Manteiga” seja Patrimônio do RN

21 de abril de 2022
2min
Deputado propõe que o “Queijo de Manteiga” seja Patrimônio do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O tradicional e saboroso queijo de manteiga produzido no Seridó do Estado pode se torna Patrimônio Cultural e Imaterial do RN. O projeto de Lei, proposto pelo deputado estadual Francisco do PT, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Francisc do PT acredita que a iniciativa "contribui para a valorização, preservação e fomento dessa importante atividade e produção gastronômica, que tem uma dimensão econômica, social e cultural, e que já faz parte do patrimônio cultural do nosso estado”, justificou o parlamentar.

A atividade leiteira é forte no RN, mais especificamente na região Seridó. Segundo dados do Sebrae-RN, a região tem a maior concentração dessa atividade desenvolvida em 315 queijeiras, responsável por 80% do queijo produzido no RN e gerando mais de 1.000 empregos diretos.

“No contexto histórico, o queijo de manteiga é tipicamente encontrado na mesa do potiguar e produzido no Seridó há muitos anos, receita caseira passada de geração em geração. Neste sentido, tanto o queijo, quanto a receita do queijo de manteiga do Seridó são patrimônios culturais do Estado”, completou Francisco do PT.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.